Diaspora in Caryl Phillip's "Crossing the river" (1993) and "A Distant shore" (2003)
Mots-clés:
romance caribenho, Caryl Phillips, diáspora, subjetividade, hibridismoRésumé
Diaspora em Crossing the river (1993) e A distant shore (2003) de Caryl Phillips
Investigam-se no contexto da literatura caribenha os dois tipos de diáspora, ou seja, a antiga que compreende os escravos e os trabalhadores asiáticos contratados, e a moderna que abrange os refugiados, o tráfico de mulheres e imigrantes procurando trabalho. Os romances Crossing the River e A Distant Shore, de Caryl Phillips, publicados respectivamente em 1993 e 2003, tratam dos dois tipos de diáspora. Enquanto a primeira analisa as diferentes trajetórias de um ex-escravo estadunidense repatriado a Libéria e de uma mulher negra em sua viagem ao oeste dos Estados Unidos, rumo à liberdade, a segunda discursa sobre os problemas diaspóricos de um Africano contemporâneo que foge de seu país para afastar-se da guerra civil e para achar emprego num país democrático. Os resultados da pesquisa mostram que numa economia transnacional as pessoas da antiga diáspora tendem a encontrar a liberdade e a subjetividade mais do que aquelas envolvidas na diáspora moderna. Nesse último caso a frustração e a solidão são factíveis.
---
Artigo em inglês
##plugins.generic.usageStats.downloads##
##submission.downloads##
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.