TERRA À VISTA: APORTANDO NA CANÇÃO

Autores

  • Luiz Tatit USP
  • Ivã Carlos Lopes USP

Palavras-chave:

semiótica, música, poesia, linguagem.

Resumo

Os autores examinam, neste texto, os três principais modelos de integração entre melodia e letra empregados na composição de canções no Brasil, verificam seu entrosamento em casos específicos e expõem suas técnicas de aplicação. "Terra", de Caetano Veloso, é o exemplo escolhido para uma demonstração do rendimento descritivo de uma teoria semiótica dedicada a essa linguagem artística. O artigo distingue os conteúdos organizados pela melodia daqueles organizados pela letra, além de caracterizar o sentido que decorre da compatibilidade dos dois componentes no interior da referida canção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Tatit, USP

Professor do Departamento de Linguística da F.F.L.C.H. da USP e pesquisador do CNPq, é autor, entre outros livros, de O cancionista: composição de canções no Brasil (São Paulo: Edusp, 1996), Semiótica da canção: melodia e letra (São Paulo: Escuta, 1994), Musicando a semiótica (São Paulo: Annablume / Fapesp, 1997) e Análise semiótica através das letras (São Paulo: Ateliê, 2001). Em co-autoria com Ivã Carlos Lopes publicou também "Ordre et desordre dans 'Fora da Ordem' " (Nouveaux actes sémiotiques, 92-93. Limoges, PULIM, 2004).

Ivã Carlos Lopes, USP

Professor do Departamento de Linguística da F.F.L.C.H. da USP, tem traduzido livros e artigos de semiótica. Entre suas publicações recentes, figuram: "Entre expressão e conteúdo: movimentos de expansão e condensação" (Itinerários, 20. Araraquara, FCL-UNESP, 2003); "Ordre et desordre dans 'Fora da Ordem'" (Nouveaux actes sémiotiques, 92-93. Limoges, PULIM, 2004), em co-autoria com Luiz Tatit.

Downloads

Publicado

2004-07-07

Como Citar

Tatit, L., & Lopes, I. C. (2004). TERRA À VISTA: APORTANDO NA CANÇÃO. Gragoatá, 9(16). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33347

Edição

Seção

Artigos de Linguagem