TERRA À VISTA: APORTANDO NA CANÇÃO
Palavras-chave:
semiótica, música, poesia, linguagem.Resumo
Os autores examinam, neste texto, os três principais modelos de integração entre melodia e letra empregados na composição de canções no Brasil, verificam seu entrosamento em casos específicos e expõem suas técnicas de aplicação. "Terra", de Caetano Veloso, é o exemplo escolhido para uma demonstração do rendimento descritivo de uma teoria semiótica dedicada a essa linguagem artística. O artigo distingue os conteúdos organizados pela melodia daqueles organizados pela letra, além de caracterizar o sentido que decorre da compatibilidade dos dois componentes no interior da referida canção.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.