TERRA À VISTA: APORTANDO NA CANÇÃO

Auteurs

  • Luiz Tatit USP
  • Ivã Carlos Lopes USP

Mots-clés:

semiótica, música, poesia, linguagem.

Résumé

Os autores examinam, neste texto, os três principais modelos de integração entre melodia e letra empregados na composição de canções no Brasil, verificam seu entrosamento em casos específicos e expõem suas técnicas de aplicação. "Terra", de Caetano Veloso, é o exemplo escolhido para uma demonstração do rendimento descritivo de uma teoria semiótica dedicada a essa linguagem artística. O artigo distingue os conteúdos organizados pela melodia daqueles organizados pela letra, além de caracterizar o sentido que decorre da compatibilidade dos dois componentes no interior da referida canção.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Bibliographies de l'auteur

Luiz Tatit, USP

Professor do Departamento de Linguística da F.F.L.C.H. da USP e pesquisador do CNPq, é autor, entre outros livros, de O cancionista: composição de canções no Brasil (São Paulo: Edusp, 1996), Semiótica da canção: melodia e letra (São Paulo: Escuta, 1994), Musicando a semiótica (São Paulo: Annablume / Fapesp, 1997) e Análise semiótica através das letras (São Paulo: Ateliê, 2001). Em co-autoria com Ivã Carlos Lopes publicou também "Ordre et desordre dans 'Fora da Ordem' " (Nouveaux actes sémiotiques, 92-93. Limoges, PULIM, 2004).

Ivã Carlos Lopes, USP

Professor do Departamento de Linguística da F.F.L.C.H. da USP, tem traduzido livros e artigos de semiótica. Entre suas publicações recentes, figuram: "Entre expressão e conteúdo: movimentos de expansão e condensação" (Itinerários, 20. Araraquara, FCL-UNESP, 2003); "Ordre et desordre dans 'Fora da Ordem'" (Nouveaux actes sémiotiques, 92-93. Limoges, PULIM, 2004), em co-autoria com Luiz Tatit.

##submission.downloads##

Publiée

2004-07-07

Numéro

Rubrique

Artigos de Linguagem