Identidad y lengua en el ciberespacio: ¿existe una conciencia lingüística digital?

Autores

  • Juan Manuel López Muñoz Universidad de Cádiz (Espanha)

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v24i48.33622

Palavras-chave:

Identidade, língua, linguística, linguística digital

Resumo

En el orden del ciberespacio, muchos internautas se denominan a sí mismos nativos o indígenas digitales, constituyendo una nueva comunidad étnica ajena a las fronteras territoriales y culturales del mundo físico, unidos por lo que podríamos llamar una misma “conciencia digital”. En este artículo estudiamos cómo se manifiesta esa conciencia digital a través de las expresiones que los usuarios de Twitter emplean para hablar de quiénes son y qué hacen cuando comunican por ordenador o por otros dispositivos conectados a la red de Internet.  Nuestro objetivo es intentar sistematizar algunas características específicas de la lengua digital, con el fin de proponer algunas pistas para la pedagogía de la lengua digital y participar en el debate de “buen uso” de la lengua digital en el marco de la cortesía digital.

------------------------------------------------------------------------------------------

IDENTIDADE E LÍNGUA NO CIBERESPAÇO: EXISTE UMA CONSCIÊNCIA LINGUÍSTICA DIGITAL?

Na ordem do ciberespaço, muitos internautas se autodenominam nativos ou indígenas digitais, constituindo uma nova comunidade étnica fora das fronteiras territoriais e culturais do mundo físico. Eles têm em comum o que poderíamos chamar de a mesma "consciência digital". Neste artigo, estudamos como essa consciência digital se manifesta por meio das expressões que os usuários do Twitter empregam para falar sobre quem são e o que fazem quando se comunicam por computador ou outros dispositivos conectados à rede da Internet. Nosso objetivo é tentar sistematizar algumas características específicas da linguagem digital, a fim de propor algumas pistas para sua pedagogia e participar do debate do "bom uso" da linguagem digital no contexto da cortesia digital.

---

Original  em espanhol.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juan Manuel López Muñoz, Universidad de Cádiz (Espanha)

Licenciado em Filologia Românica, doutor em Filologia francesa, professor de análise do discurso, semântica e pragmática do Departamento de Francês da Universidade de Cadiz (Espanha). Foi Oliver Smithies Visiting Fellow na Universidade de Oxford (Reino Unido) em 2008-2009, professor visitante no Centro de Investigação Interdisciplinar e Transcultural da Universidade de Franche-Comté em Besançon (França) em 2011, professor visitante na Universidade de Gafsa (Tunísia) em 2014, e professor visitante no Laboratório Corpus da Universidade Federal de Santa Maria (Brasil), em 2016. Ele é membro do grupo de pesquisa “Estudos franceses” PAI HUM160 da Universidade de Cádiz, membro do grupo internacional de linguística CI-DIT (Universidade Libre de Bruselas), membro do grupo de pragmática histórica do francês na Universidade Complutense de Madrid e pesquisador associado do Laboratório de Línguas e Tratamento Automático da Universidade de Sfax (Tunísia). Suas publicações estão focadas principalmente nos conceitos de "voz" e "identidade" em vários tipos de textos, medievais e contemporâneos.

Publicado

2019-04-30

Como Citar

López Muñoz, J. M. (2019). Identidad y lengua en el ciberespacio: ¿existe una conciencia lingüística digital?. Gragoatá, 24(48), 117-135. https://doi.org/10.22409/gragoata.v24i48.33622