Educação de saias coloridas: aprender espanhol com mulheres da América Latina

Autores

  • Marcia Paraquett UFBA

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v26i56.48706

Palavras-chave:

Espanhol. Currículo. Interculturalidade. América Latina.

Resumo

Minha proposta é discutir a base para a organização de um currículo intercultural para línguas estrangeiras, em especial para o espanhol. Dentre tantos aspectos relevantes, interessa-me incluir o atravessamento de gênero e de raça que afetam, particularmente, as variantes culturais latino-americanas. Ressalto que sempre houve a presença de muitas mulheres na educação de nosso continente, embora a maior visibilidade tenha sido dada aos homens, algumas vezes de maneira muito justa, como é o caso de Paulo Freire, Anísio Teixeira e Florestan Fernandes. No entanto, precisamos colocar saias na educação, destacando categorias e nomes como Catherine Walsh (2005), com quem compartilho a concepção de Interculturalidade; Ana Pizarro (2004), que me ajuda a definir a América Latina como espaço cultural; Nilma Lino Gomes (2012), Ana Lúcia Silva Souza (2016) e Silvia Rivera Cusicanqui (2010a, 2010b), que alertam para a necessidade de os currículos se aterem às relações étnico-raciais. Esclareço que não tenho a pretensão de defender nenhum discurso excludente, mas pensar numa educação que se paute em discursos de mulheres que sejam interculturais ou descoloniais.

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Publicado

2021-09-29

Como Citar

Educação de saias coloridas: aprender espanhol com mulheres da América Latina. (2021). Gragoatá, 26(56), 962-984. https://doi.org/10.22409/gragoata.v26i56.48706