Educação de saias coloridas: aprender espanhol com mulheres da América Latina
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/gragoata.v26i56.48706Mots-clés:
Espanhol. Currículo. Interculturalidade. América Latina.Résumé
Minha proposta é discutir a base para a organização de um currículo intercultural para línguas estrangeiras, em especial para o espanhol. Dentre tantos aspectos relevantes, interessa-me incluir o atravessamento de gênero e de raça que afetam, particularmente, as variantes culturais latino-americanas. Ressalto que sempre houve a presença de muitas mulheres na educação de nosso continente, embora a maior visibilidade tenha sido dada aos homens, algumas vezes de maneira muito justa, como é o caso de Paulo Freire, Anísio Teixeira e Florestan Fernandes. No entanto, precisamos colocar saias na educação, destacando categorias e nomes como Catherine Walsh (2005), com quem compartilho a concepção de Interculturalidade; Ana Pizarro (2004), que me ajuda a definir a América Latina como espaço cultural; Nilma Lino Gomes (2012), Ana Lúcia Silva Souza (2016) e Silvia Rivera Cusicanqui (2010a, 2010b), que alertam para a necessidade de os currículos se aterem às relações étnico-raciais. Esclareço que não tenho a pretensão de defender nenhum discurso excludente, mas pensar numa educação que se paute em discursos de mulheres que sejam interculturais ou descoloniais.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
##submission.downloads##
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.