Implicaturas escalares na aquisição de português brasileiro: uma análise da Teoria da Otimidade para o conectivo “ou”

an optimality-theoretic analysis for the connective “or”

Autores

  • Jonathan Torres Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil
  • Elaine Grolla Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v29i64.60581

Palavras-chave:

aquisição de linguagem, implicaturas escalares, teoria da otimidade, teoria da otimidade bidirecional, pragmática

Resumo

Quando “ou” é proferido em uma sentença, em princípio, as leituras “A ou B, mas não ambos” (exclusiva) e “A ou B e possivelmente ambos” (inclusiva) são possíveis. A literatura em aquisição tem detectado uma assimetria no comportamento infantil. Por um lado, crianças em idade pré-escolar, diferentemente dos adultos, aceitam o equivalente de “ou”, nas línguas testadas, em contextos onde “e” seria mais adequado (TIEU et al., 2017; SKORDOS et al., 2020). Por outro lado, crianças adquirindo inglês produzem “ou-exclusivo” antes dos quatro anos (MORRIS, 2008; EITELJÖRGE; POUSCOULOUS; LIEVEN, 2018). Este trabalho argumenta que a Teoria da Otimidade (OT) pode explicar essa assimetra na linguagem infantil, onde a produção ocorre antes da compreensão. Focando no Português Brasileiro (PB), foi investigado o comportamento linguístico infantil na produção de “ou”. Foram analisados dois corpora de fala infantil: um com 119 horas de gravações espontâneas envolvendo quatro crianças entre 2;0 e 5;6 anos, e outro com 51 horas de gravações que contou com sete crianças entre 4;3 e 9;0 anos. Os resultados corroboram os achados para o inglês, observando a primeira produção de “ou-exclusivo” aos 2;4 anos. Para dar conta dos resultados, é proposta uma extensão da análise, partindo da OT, de Mognon et al. (2021), para o “some” ao “ou”. A otimização unidirecional é incapaz de selecionar um output vencedor e, para o cálculo de implicatura, é necessário que a otimização bidirecional entre em cena. A partir dessa análise, será argumentado que a otimização bidirecional é adquirida tardiamente no desenvolvimento infantil, podendo explicar os achados da literatura que apontam para a assimetria entre produção e compreensão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BLUTNER, Reinhard. Some Aspects of Optimality in Natural Language Interpretation. Journal of Semantics, Oxford, v. 17, n. 3, p. 189-216, 2000.

BOTT, Lewis; BAILEY, Todd; GRODNER, Daniel. Distinguishing speed from accuracy in scalar implicatures. Journal of Memory and Language, v. 66, n. 1, p. 123-142, 2012.

CHOMSKY, Noam. Lectures on government and binding. [S.l.]: Foris Publications, 1981.

CRAIN, Stephen et al. Quantification Without Qualification. Language Acquisition, v. 5, n. 2, p. 85-153, 1996.

DAVIS, Wayne. Implicature. The Stanford Encyclopedia of Philosophy, Fall 2019 Edition, Edward N. Zalta (ed.). Disponível em: https://plato.stanford.edu/archives/fall2019/entries/implicature/. Acesso em: 18 ago. 2023 .

DE CARVALHO, Alex et al. Scalar Implicatures: The Psychological Reality of Scales. Frontiers in Psychology, v. 7, 25 Oct. 2016.

EITELJÖRGE, Sarah; POUSCOULOUS, Nausicaa; LIEVEN, Elena. Some pieces are missing: im-plicature production in children. Frontiers in Psychology, v. 9, 2018.

FOPPOLO, Foppolo.; GUASTI, Maria Teresa; CHIERCHIA, Gennaro. Scalar Implicatures in Child Language: Give Children a Chance. Language Learning and Development, v. 8, n. 4, p. 365– 394, 2012.

GRICE, Hebert Paul. Logic and Conversation. Syntax and Semantics, v. 3, p. 41-58, 1975.

GUIMARÃES, Ana Maria de Mattos. Desenvolvimento da linguagem da criança na fase de letra-mento. Cadernos de Estudos Linguísticos, v. 26, n. 12, p. 103-110, 1994.

HENDRIKS, Petra; DE HOOP, Helen. Optimality Theoretic Semantics. Linguistics and Philosophy, v. 24, n. 1, p. 1-32, 2001.

HENDRIKS, Petra; SPENADER, Jennifer. When production precedes comprehension: an optimiza-tion approach to the acquisition of pronouns. Language Acquisition, v. 13, n. 4, p. 319-348, 2006.

HIRSCHBERG, Julia. A Theory of Scalar Implicature. 1985. Thesis (Ph.D. in Linguistics) – Univer-sity of Pennsylvania, Philadelphia, 1985.

HORN, Laurence R. On the Semantic Properties of Logical Operators in English. Los Angeles: Uni-versity of California, 1972.

HORN, Laurence R. Toward a new taxonomy for pragmatic inference: Q-based and R-based impli-cature. In: SCHIFFRIN, Deborah. Meaning, Form, and Use in Context: Linguistic Applica-tions/GURT '84. Washington: Georgetown University Press, 1984. p. 11-42.

JASBI, Masoud; JAGGI, Akshay; FRANK, Michae C. Conceptual and prosodic cues in child-directed speech can help children learn the meaning of disjunction. Proceedings of the 40th An-nual Conference of the Cognitive Science Society, 2018.

KATSOS, Napoleon; BISHOP, Dorothy V. M. Pragmatic tolerance: Implications for the acquisition of informativeness and implicature. Cognition, v. 120, n. 1, p. 67-81, jul. 2011.

LEGENDRE, Géraldine. An Introduction to Optimality Theory in Syntax. In: LEGENDRE, Géraldine; GRIMSHAW, Jane; VIKNER, Sten. Optimality-Theoretic Syntax. Cambridge: Cambridge University Press, 2001

LEGENDRE, Géraldine et al. (ed.). Optimality-Theoretic Syntax, Semantics, and Pragmatics: From Uni- to Bidirectional Optimization. Oxford: Oxford Academic, 2016.

MCCAWLEY, James David. Conversational implicature and the lexicon. In: COLE, Peter. Syntax and Semantics, vol. 9: Pragmatics. London; New York: Academic Press, 1978. p. 245-259.

MCCARTHY, John. A Thematic Guide to Optimality Theory. Cambridge: Cambridge University Press, 2001.

MOGNON, Irene et al. Complex Inferential Processes Are Needed for Implicature Comprehension, but Not for Implicature Production. Frontiers in Psychology, v. 11, 2021.

MORRIS, Bradley. Logically Speaking: evidence for item-based acquisition of the connectives and & or. Journal Of Cognition And Development, v. 9, n. 1, p. 67-88, 2008.

NOVECK, Ira A. When children are more logical than adults: experimental investigations of scalar implicature. Cognition, v. 78, n. 2, p. 165-188, 2001.

OTHERO, Gabriel de Avila; MENUZZI, Sergio. Distribuição de elementos leves dentro do VP em português: interação entre sintaxe, prosódia e estrutura informacional em teoria da otimidade. FÓRUM LINGUÍSTICO, Santa Catarina, v. 6, n. 1, p. 23-44, 2009.

PIRES DE OLIVEIRA, Roberta; DE SWART, Henriëtte. Brazilian Portuguese noun phrases: An optimality theoretic perspective. Journal of Portuguese Linguistics, v. 14, n. 1, p. 63-93, 2015.

PRINCE, Alan; SMOLENSKY, Paul. Optimality theory: Constraint Interaction in Generative Grammar. Rutgers Center for Cognitive Science. Malden: John Wiley & Sons, Inc., 1993.

SÁ, Maria Da Piedade Moreira et al. (org.). A Linguagem Falada culta na Cidade do Recife, vol 3: diálogos entre dois informantes. Recife: Programa de Pós-Graduação em Letras - UFPE, 2017.

SANTOS, Raquel Santana. A aquisição do ritmo em português brasileiro. São Paulo: FAPESP, 2005.

SKORDOS, Dimitrios et al. Do Children Interpret ‘or’ Conjunctively? Journal of Semantics, v. 37, n. 2, p. 247-267, May 2020.

SMOLENSKY, Paul. On the proper treatment of connectionism. Behavioral and Brain Sciences, v. 11, n. 1, p. 1-23, 1988

TESAR, Bruce; SMOLENSKY, Paul. Learnability in optimality theory. Cambridge: Cambridge Uni-versity Press, 2000.

TIEU, Lyn et al. On the Role of Alternatives in the Acquisition of Simple and Complex Disjunctions in French and Japanese. Journal of Semantics, v. 34, n. 1, p. 127-152, 2017.

ZEEVAT, Henk. The asymmetry of optimality theoretic syntax and semantics. Journal of Semantics, v. 17, n. 3, p. 243-262, 2000.

Downloads

Publicado

2024-07-31

Como Citar

Torres, J., & Grolla, E. (2024). Implicaturas escalares na aquisição de português brasileiro: uma análise da Teoria da Otimidade para o conectivo “ou”: an optimality-theoretic analysis for the connective “or”. Gragoatá, 29(64), e60581. https://doi.org/10.22409/gragoata.v29i64.60581