Estratégias de indeterminação do sujeito no discurso especializado Web-Mediated
DOI:
https://doi.org/10.22409/gragoata.v30i66.65359.enPalavras-chave:
Brazilian Portuguese, Specialized Discourse, Indefinite subjects, educated urban speech, Academic Talk Videos, Tedx TalksResumo
O presente contributo, baseado numa amostra de
Web-Mediated Talk Videos (Academic Talk Videos e TEDxTalks), propõe-se observar a representação de sujeitos com referência indeterminada no português brasileiro (PB). Estudos recentes têm demonstrado uma preferência por formas pronominais nominativas para expressar referência genérica e arbitrária, particularmente em sentenças finitas tanto da fala culta urbana quanto da fala popular. Este estudo, fundamentado na teoria da mudança linguística proposta por Weinreich, Labov e Herzog (2006), combinada com a teoria de Princípios e Parâmetros (Chomsky, 1981, 1995), tem como objetivo investigar as estratégias de indeterminação do sujeito no discurso especializado Web-mediated, usando dois corpora: um corpus de Academic Talk Videos corpus (Talks semi-divulgativos) e um corpus de TEDx Talks (Talks divulgativos). Nossa principal hipótese é que, dependendo do corpus, devemos observar uma gramática mais conservadora, com preferência por estratégias mais padronizadas, no corpus Academic Talk Videos [-divulgativo], [+monitorado] e [+formal], e uma gramática menos conservadora, com preferência por estratégias inovadoras, no corpus TEDx Talks [+divulgativo], [-monitorado] e [-formal].
Downloads
Referências
BARBOSA, Pilar; KATO, Mary Aizawa; DUARTE, M. Eugenia. Null Subjects in European and Brazilian Portuguese. Journal of Portuguese Linguistics, v. 4, n. 1, p. 11-52, 2005.
BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. São Paulo: Editora Nacional, 1977.
BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 37. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Nós cheguemu na escola, e agora? Sociolinguística & Educação. São Paulo: Parábola, 2005.
CALIENDO, Giuditta. The popularization of science in web-based genres. In: CALIENDO, Giuditta; BONGO, Giancarmine (org.). The language of popularization: Theoretical and descriptive models. Bern: Peter Lang, 2012. p. 101-132.
CALIENDO, Giuditta; COMPAGNONE, Antonio. Expressing epistemic stance in university lectures and TED Talks: a contrastive corpus-based analysis. Lingue e Linguaggi, v. 11, p. 105-122, 2014.
CAVAGNOLI, Silvia. La comunicazione specialistica. Roma: Carocci, 2007.
CAVALCANTE, Silvia. A indeterminação do sujeito na escrita padrão: a imprensa carioca dos séculos XIX e XX. 1999. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1999.
CAVALCANTE, Silvia. O uso de SE com infinitivo na história do português: do português clássico ao português europeu e brasileiro modernos. 2006. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006.
CAVALCANTE, Silvia. O sujeito nulo de referência indeterminada na fala culta carioca. Diadorim, Revista de Estudos Linguísticos e Literários, v. 2, p. 63-82, 2007.
CAVALCANTE, Silvia; DUARTE, Maria Eugênia Lammoglia. Sujeitos de referência arbitrária em sentenças infinitivas do português e o parâmetro do sujeito nulo. In: TSIPLAKOU, Stavroula; KARYOLEMOU, Marilena; PAVLOU, Pavlos. (org.). Language variation – European perspectives II: selected papers from the 4th international conference on language variation in Europe. Amsterdam: John Benjamins, 2009. p. 47-58.
CHOMSKY, Noam. Lectures on government and binding. Dordrecht: Foris, 1981.
CHOMSKY, Noam. The minimalist program. Cambridge: MIT Press, 1995.
CORTELAZZO, Michele. Lingue speciali. Padova: Unipress, 1994.
COUTO, Marco Aurelio de Souza. Estratégias pronominais de indeterminação do agente. 2005. Dissertação (Mestrado em Letras Vernáculas) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.
CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 5. ed. Rio de Janeiro: Lexicon, 2008.
CYRINO, Sonia; DUARTE, Maria Eugênia Lammoglia; KATO, Mary A. Visible subjects and invisible clitics in Brazilian Portuguese. In: KATO, Mary Aizawa; NEGRÃO, Esmeralda Vailati (org.). Brazilian Portuguese and the Null Subject Parameter. Madri: Iberoamericana; Frankfurt: Vervuert, 2000. p. 55-73.
DARDANO, Maurizio. Capire la lingua della scienza. In: DARDANO, Maurizio; FRENGUELLI, Gianluca. (org.). L’italiano di oggi. Roma: Aracne, 2008. p. 173-188.
DE ROSA, Gian Luigi. Reflexos do processo de restandardização do PB no falado fílmico brasileiro contemporâneo. In: SILVA, Augusto Soares; TORRES, Amadeu; GONÇALVES, Miguel (org.). Línguas pluricêntricas: variação linguística e dimensões sociocognitivas / pluricentric languages: Linguistic variation and sociocognitive dimensions. Braga: Aletheia, 2011. p. 377-392.
DE ROSA, Gian Luigi. Mondi Doppiati: tradurre l’audiovisivo dal portoghese tra variazione linguistica e problematiche traduttive. Milano: Franco Angeli, 2012.
DE ROSA, Gian Luigi. Características da fala acadêmica monitorada no Brasil: os videoverbetes da ENCIDIS entre PB técnico-científico e PB neo-standard. Cultura Latinoamericana: Revista de Estudos Interculturais, v. 32, n. 2, p. 238-261, 2020a.
DE ROSA, Gian Luigi. O discurso científico mediado pela web: legendar videoverbetes entre tipologias textuais, línguas especiais e problemáticas tradutórias. In: DE LAURENTIIS, Antonella; DE ROSA, Gian Luigi (org.). Discorso specialistico e multimedialità: caratteristiche linguistiche e problematiche traduttive. Roma: Edizioni Nuona Cultura, 2020b. p. 29-45.
DUARTE, Maria Eugênia Lammoglia. Do pronome nulo ao pronome pleno: a trajetória do sujeito nulo no português do Brasil. In: ROBERTS, Ian; KATO, Mary Aizawa (org.). Português brasileiro: uma viagem diacrônica. Campinas: Editora da Unicamp, 1993. p. 107-128.
DUARTE, Maria Eugênia Lammoglia. A perda do princípio Evite Pronome no português brasileiro. 1995. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1995.
DUARTE, Maria Eugênia Lammoglia. A evolução na representação do sujeito pronominal em dois tempos. In: PAIVA, Maria da Conceição; DUARTE, Maria Eugênia Lammoglia (org.). Mudança linguística em tempo real. Rio de Janeiro: ContraCapa; FAPERJ, 2003. p. 115-128.
DUARTE, Maria Eugênia Lammoglia. Sujeitos de referência definida e arbitrária: aspectos conservadores e inovadores na escrita padrão. Revista Linguística, v. 3, n. 1, p. 83-115, 2007a.
DUARTE, Maria Eugênia Lammoglia. A sintaxe do português do Brasil: entre a fala e escrita padrão. In: SALOMÃO NETTO, Sônia. (org.). Temas da Língua Portuguesa: do pluricentrismo à didática. Roma: Edizioni Nuona Cutura, 2020. p. 131-152.
DUARTE, Maria Eugênia Lammoglia. Avanços no estudo da mudança sintática associando a Teoria da Variação e Mudança e a Teoria de Princípios e Parâmetros. Cadernos de Estudos Linguísticos, v. 57, n. 1, p. 85-111, 2015.
DUARTE, Maria Eugênia Lammoglia. Sociolinguística ‘Paramétrica’. In: MOLLICA, Maria Cecillia; FERRAREZI JR., Celso. (ed.). Sociolinguística, sociolinguísticas – uma introdução. São Paulo: Contexto, 2016. p. 33-44.
DUARTE, Maria Eugênia Lammoglia. (ed.). O sujeito em peças de teatro (1833-1992): estudos diacrônicos. São Paulo: Parábola, 2012.
DUARTE, Maria Eugênia Lammoglia. Sobre algumas consequências do enfraquecimento da categoria concordância no português brasileiro. Lingue e Linguaggi, v. 57, p. 31-56, 2023.
DUARTE, Maria Eugênia Lammoglia; MARQUES DE SOUSA, Antonio Anderson; FERNANDES, Ulli Santos Bispo; CARDOSO, Marianna Maroja Confalonieri. A redução no quadro de clíticos de 3ª pessoa no português brasileiro: um estudo diacrônico. Revista Laborhistórico, v. 4, n. esp., p. 154-187, 2021.
DUARTE, Maria Eugênia Lamoglia; LOPES, Célia Regina dos Santos. Realizaram, realizou-se ou realizamos...? As formas de indeterminação do sujeito em cartas de jornais no século XIX. In: DUARTE, Maria Eugênia Lamoglia; CALLOU, Dinah. Para a História do Português Brasileiro, Notícias de corpora e outros estudos. Rio de Janeiro: In-Fólio, 2002. v. IV, p. 155-165.
DUARTE, Maria Eugênia L.; SERRA, Carolina Ribeiro. Gramática(s), ensino de português e adequação linguística. Matraga, v. 22, p. 31-55, 2015.
DUARTE, Maria Eugênia Lammoglia.; SOARES da SILVA, Humberto. Microparametric variation in Spanish and Portuguese: The Null Subject Parameter and the role of the verb inflectional paradigm. In: KATO, Mary Aizawa; ORDOÑEZ, F. (ed.). The Morphosyntax of Portuguese and Spanish in Latin America. 2016. p. 1-26.
EGERLAND, Verner. Impersonal pronouns in Scandinavian and Romance. Working Papers in Scandinavian Syntax, v. 71, p. 75-102, 2003.
GALVES, Charlotte. A sintaxe do português brasileiro. Ensaios de Linguística, v. 13, p. 31-49, 1987.
GALVES, Charlotte. A gramática do Português Brasileiro. In: CASTILHO, Ataliba Teixeira; BASÍLIO, Margarida (org.). Gramática do português falado. Campinas: Editora da Unicamp, 1998. p. 79-96.
GOTTI, Maurizio. I Linguaggi Specialistici. Caratteristiche linguistiche e criteri pragmatici. Firenze: La Nuova Italia, 1991.
GOTTI, Maurizio. Specialized Discourse. Linguistic Features and Changing Conventions. Bern: Peter Lang, 2003.
GOTTI, Maurizio. Investigating Specialized Discourse. Bern: Peter Lang, 2005.
GOTTI, Maurizio; GIANNONI, Davide S. (ed.). New Trends in Specialized Discourse Analysis. Bern: Peter Lang, 2006.
GOTTI, Maurizio; ŠARČEVIĆ, Susan (ed.). Insights into Specialized Translation. Bern: Peter Lang, 2006.
GUALDO, Riccardo. La variazione nella comunicazione specialistica. In: VISCONTI, Jacqueline (ed.). Parole nostre. Le diverse voci della comunicazione specialistica e settoriale. Bologna: Il Mulino, 2019. p. 57-75
GUALDO, Riccardo; TELVE, Simona. Linguaggi specialistici dell’italiano. Roma: Carocci, 2011.
HOLMBERG, Anders. Is there a little pro? Evidence from Finnish. Linguistic Inquiry, v. 36, p. 533-564, 2005.
HOLMBERG, Anders. The null generic pronoun in Finnish: a case of incorporation. In: BIBERAUER, Theresa et al. (ed.). Parametric Variation: Null Subjects in Minimalist Theory. Cambridge: Cambridge University Press, 2010. p. 200-230.
HOLMBERG, Anders; PHIMSAWAT, On-Usa. Truly Minimal Pronouns. Diadorim, Revista de Estudos Linguísticos e Literários, Rio de Janeiro, v. 19, n. esp., p. 11-36, 2017.
ILARI, Rodolfo; FRANCHI, Carlos; NEVES, Maria Helena Moura; POSSENTI, Sírio. Os pronomes pessoais do português falado: roteiro para a análise. In: CASTILHO, Ataliba Teixeira; BASÍLIO, Margarida (org.). Gramática do português falado. Campinas: Editora da Unicamp, 2002. p. 73-159
KATO, Mary Aizawa. Strong and weak pronouns in the null subject parameter. Probus, v. 11, n. 1, p. 1-38, 1999.
KATO, Mary Aizawa. A gramática do letrado: questões para a teoria gramatical. In: MARQUES, Maria Aldina; TEIXEIRA, José; LEMOS, Aida (org.). Ciências da Linguagem: trinta anos de investigação e ensino. Braga: CEHUM (U. do Minho), 2005. p. 131-145.
KATO, Mary Aizawa. Português brasileiro: Última flor do lácio, inculta e bela. Revista da ABRALIN, v. 17, n. 1, p. 52-80, 2019.
KATO, Mary Aizawa. As controvérsias sobre o sujeito nulo no português brasileiro. In: CASTAGNA, Vanessa; QUAREZEMIN, Sandra (ed.). Da Linguística ao ensino: Travessias em Língua Portuguesa. Venezia: Edizioni Ca’ Foscari, 2020. p. 75-92.
KATO, Mary Aizawa; TARALLO, Fernando. Anything YOU can do in Brazilian Portuguese. In: JAEGGLI, Osvaldo; SILVA-CORVALAN, Carmen. (ed.). Studies in Romance Linguistics. Dordrecht: Foris, 1986. p. 343-358.
KERMAS, Susan; CHRISTIANSEN, Thomas (ed.). The Popularization of the Specialized Discourse and Knowledge across Communities and Cultures. Bari: Edipuglia, 2013.
LABOV, William. Principles of Linguistic Change: Internal Factors. Cambridge: Blackwell, 1994.
LUNGUINHO, Marcos Vinicius da Silva; MEDEIROS JUNIOR, Paulo. Inventou um novo tipo de sujeito: características sintáticas e semânticas de uma estratégia de indeterminação do sujeito no português brasileiro. Revista de Estudos em Língua e Literatura, v. 23, p. 147-191, 2009.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Oralidade e Letramento. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. Cortez: São Paulo, 2008.
MARIANI, Bethania. Linguagem, conhecimento e tecnologia: a Enciclopédia Audiovisual da Análise do Discurso e áreas afins. Linguagem & Ensino, v. 21, n. esp., p. 359-393, 2018.
MARIANI, Bethania. La produzione e la circolazione del sapere su piattaforme digitali: lo status del portoghese brasiliano in un’enciclopedia digitale sottotitolata. In: DE LAURENTIIS, Antonella; DE ROSA, Gian Luigi (ed.). Lingue e Linguaggi, v. 35, p. 13-28, 2020.
MARINS, Juliana; SOARES DA SILVA, Humberto; DUARTE, Maria Eugênia Lammoglia. Revisiting Duarte (1995): For a Gradient Analysis of Indeterminate Subjects in Brazilian Portuguese. Diadorim, Revista de Estudos Linguísticos e Literários, Rio de Janeiro, n. 18, n. esp., p. 140-172, 2017.
MARTINS, Ana Maria; NUNES, Jairo. Passives and Se Constructions. In: WETZELS, Leo; MENUZZI, Sergio; COSTA, João (ed.). The Handbook of Portuguese Linguistics. Hoboken, NJ: Wiley-Blackwell, 2016. p. 318-337.
MATEUS, Maria Helena Mira et al. Gramática da Língua Portuguesa. Caminho: Lisboa, 2003.
MATTOSO CÂMARA JR., Joaquim. Princípios de Linguística Geral. Rio de Janeiro: Livraria Acadêmica, 1976.
NASCENTES, Antenor. O idioma nacional. Rio de Janeiro: Livraria Acadêmica, 1960 [1938].
NUNES, Jairo Morais. O famigerado SE: uma análise sincrônica e diacrônica das construções com se apassivador e indeterminador. 1990. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1990.
NUNES, Jairo Morais. Se apassivador e se indeterminado: o percurso diacrônico no português brasileiro. Cadernos de Estudos Linguísticos, v. 20, p. 33-57, 1991.
RAPOSO Eduardo; URIAGEREKA Juan. Indefinite SE. Natural Language and Linguistic Theory, v. 14, p. 749-810, 1996
ROCHA LIMA, Carlos Henrique. Gramática normativa da língua portuguesa. Rio de Janeiro: José Olympio, 1972.
SAID ALI, Manuel. Gramática Histórica da Língua Portuguesa. São Paulo: Melhoramentos, 1965.
SABATINI, Francesco. Rigidità-esplicitezza vs elasticità-implicitezza: possibili parametri massimi per uma tipologia dei testi. In: SKYTTE, Gunver; SABATINI, Fransesco (ed.). Linguistica testuale comparativa. Museum Tusculanum Press, 1999. p. 141-172.
SABATINI, Francesco. Lezione di italiano. Grammatica, storia, buon uso. Milano: Mondadori, 2016.
SCHERRE, Maria Marta Pereira. Doa-se lindos filhotes de poodle: variação linguística, mídia e preconceito. São Paulo: Parábola, 2005.
SCOTTO DI CARLO, Giuseppina. The role of proximity in online popularizations: The case of TED talks. Discourse Studies, v. 16, n. 5, p. 1-16, 2014a.
SCOTTO DI CARLO, Giuseppina. Figurative Language in Science Popularisation: Similes as an Explanatory Strategy in TED Talks. 3L: The Southeast Asian Journal of English Language Studies, v. 20, n. 3, p. 1-16, 2014b.
SCOTTO DI CARLO, Giuseppina. New trends in knowledge dissemination: TED Talks. Acta Scientiarum: Language and Culture, v. 36, n. 2, p. 121-130, 2014c.
SOBRERO, Alberto. Lingue Speciali. In: SOBRERO, Alberto (ed.). Introduzione all’italiano contemporaneo. La variazione e gli usi. Roma; Bari: Laterza, [1993] 2006. Vol. 2. p. 237-277.
TARALLO, Fernando. Diagnosticando uma gramática brasileira: o português d’aquém e d’além-mar ao final do século XIX. In: ROBERTS, Ian; KATO, Mary Aizawa (ed.). Português Brasileiro. Uma viagem diacrônica. Campinas: Editora da Unicamp, 1993. p. 69-105.
VARGAS, Amanda de Santana Campos. Estratégias pronominais de indeterminação: um estudo diacrônico. 2010. Dissertação (Mestrado em Letras Vernáculas) – Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
VARGAS, Amanda de Santana Campos. A evolução na representação das estratégias pronominais de indeterminação. In: DUARTE, Maria Eugênia Lammoglia (ed.). O sujeito nulo em peças de teatro (1843-1992): estudos diacrônicos. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. p. 45-68.
WEINREICH, Uriel; LABOV, William; HERZOG, Marvin. Empirical foundations for a theory of language change. In: LEHMAN, Winfred; MALKIEL, Yakov (ed.). Directions for Historical Linguistics. Austin: University of Texas, 2006 [1968]. p. 97-195.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Gragoatá

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.