Estratégias de indeterminação do sujeito no discurso especializado Web-Mediated

Autores

  • Gian Luigi De Rosa Università degli Studi Roma Tre, Roma, Italia http://orcid.org/0000-0001-7938-5203
  • Martina Desantis Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v30i66.65359.en

Palavras-chave:

Brazilian Portuguese, Specialized Discourse, Indefinite subjects, educated urban speech, Academic Talk Videos, Tedx Talks

Resumo

O presente contributo, baseado numa amostra de
Web-Mediated Talk Videos (Academic Talk Videos e TEDxTalks), propõe-se observar a representação de sujeitos com referência indeterminada no português brasileiro (PB). Estudos recentes têm demonstrado uma preferência por formas pronominais nominativas para expressar referência genérica e arbitrária, particularmente em sentenças finitas tanto da fala culta urbana quanto da fala popular. Este estudo, fundamentado na teoria da mudança linguística proposta por Weinreich, Labov e Herzog (2006), combinada com a teoria de Princípios e Parâmetros (Chomsky, 1981, 1995), tem como objetivo investigar as estratégias de indeterminação do sujeito no discurso especializado Web-mediated, usando dois corpora: um corpus de Academic Talk Videos corpus (Talks semi-divulgativos) e um corpus de TEDx Talks (Talks divulgativos). Nossa principal hipótese é que, dependendo do corpus, devemos observar uma gramática mais conservadora, com preferência por estratégias mais padronizadas, no corpus Academic Talk Videos [-divulgativo], [+monitorado] e [+formal], e uma gramática menos conservadora, com preferência por estratégias inovadoras, no corpus TEDx Talks [+divulgativo], [-monitorado] e [-formal].

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gian Luigi De Rosa, Università degli Studi Roma Tre, Roma, Italia

Gian Luigi De Rosa, PhD, professor catedrático de Lingua, Linguistica e Traduzione Portoghese/Brasiliana na Università degli Studi Roma Tre, é diretor do Centro de Língua Portuguesa CLP-Camões “Giulia Lanciani e dirige a UniRomaTre Summer School of Audiovisual Translation. Visiting Professor na Universidade Federal de Goiás (2015), na Universidade Federal Fluminense (2019), na Universidade de São Paulo (2022), na Universidade do Porto (2023) e na Universidade Federal de Santa Catarina (2023), é Principal Investigator e coordenador do Grupo de Pesquisa Internacional “I-FALA” e é Pesquisador Convidado, entre os outros, do Grupo de Pesquisa Internacional “Teoria da Gramática e o Português Brasileiro” (UFSC); do Grupo de Pesquisa Internacional “Gramática do Português” da Associação de Linguística e Filologia da América Latina (ALFAL); do Projeto de Pesquisa Internacional “History, Circulation and Analysis of Literary, Artistic and Social Discourses” (UFF) e do Grupo de Pesquisa Internacional “Rede de Estudos de Língua Portuguesa ao Redor do Mundo” (UFG). Autor de vários ensaios dedicados à língua, à linguística portuguesa e brasileira, ao cinema e à tradução audiovisual e intersemiótica, é também tradutor literário e audiovisual.

Martina Desantis, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil.

Referências

BARBOSA, Pilar; KATO, Mary Aizawa; DUARTE, M. Eugenia. Null Subjects in European and Brazilian Portuguese. Journal of Portuguese Linguistics, v. 4, n. 1, p. 11-52, 2005.

BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. São Paulo: Editora Nacional, 1977.

BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 37. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Nós cheguemu na escola, e agora? Sociolinguística & Educação. São Paulo: Parábola, 2005.

CALIENDO, Giuditta. The popularization of science in web-based genres. In: CALIENDO, Giuditta; BONGO, Giancarmine (org.). The language of popularization: Theoretical and descriptive models. Bern: Peter Lang, 2012. p. 101-132.

CALIENDO, Giuditta; COMPAGNONE, Antonio. Expressing epistemic stance in university lectures and TED Talks: a contrastive corpus-based analysis. Lingue e Linguaggi, v. 11, p. 105-122, 2014.

CAVAGNOLI, Silvia. La comunicazione specialistica. Roma: Carocci, 2007.

CAVALCANTE, Silvia. A indeterminação do sujeito na escrita padrão: a imprensa carioca dos séculos XIX e XX. 1999. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1999.

CAVALCANTE, Silvia. O uso de SE com infinitivo na história do português: do português clássico ao português europeu e brasileiro modernos. 2006. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006.

CAVALCANTE, Silvia. O sujeito nulo de referência indeterminada na fala culta carioca. Diadorim, Revista de Estudos Linguísticos e Literários, v. 2, p. 63-82, 2007.

CAVALCANTE, Silvia; DUARTE, Maria Eugênia Lammoglia. Sujeitos de referência arbitrária em sentenças infinitivas do português e o parâmetro do sujeito nulo. In: TSIPLAKOU, Stavroula; KARYOLEMOU, Marilena; PAVLOU, Pavlos. (org.). Language variation – European perspectives II: selected papers from the 4th international conference on language variation in Europe. Amsterdam: John Benjamins, 2009. p. 47-58.

CHOMSKY, Noam. Lectures on government and binding. Dordrecht: Foris, 1981.

CHOMSKY, Noam. The minimalist program. Cambridge: MIT Press, 1995.

CORTELAZZO, Michele. Lingue speciali. Padova: Unipress, 1994.

COUTO, Marco Aurelio de Souza. Estratégias pronominais de indeterminação do agente. 2005. Dissertação (Mestrado em Letras Vernáculas) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.

CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 5. ed. Rio de Janeiro: Lexicon, 2008.

CYRINO, Sonia; DUARTE, Maria Eugênia Lammoglia; KATO, Mary A. Visible subjects and invisible clitics in Brazilian Portuguese. In: KATO, Mary Aizawa; NEGRÃO, Esmeralda Vailati (org.). Brazilian Portuguese and the Null Subject Parameter. Madri: Iberoamericana; Frankfurt: Vervuert, 2000. p. 55-73.

DARDANO, Maurizio. Capire la lingua della scienza. In: DARDANO, Maurizio; FRENGUELLI, Gianluca. (org.). L’italiano di oggi. Roma: Aracne, 2008. p. 173-188.

DE ROSA, Gian Luigi. Reflexos do processo de restandardização do PB no falado fílmico brasileiro contemporâneo. In: SILVA, Augusto Soares; TORRES, Amadeu; GONÇALVES, Miguel (org.). Línguas pluricêntricas: variação linguística e dimensões sociocognitivas / pluricentric languages: Linguistic variation and sociocognitive dimensions. Braga: Aletheia, 2011. p. 377-392.

DE ROSA, Gian Luigi. Mondi Doppiati: tradurre l’audiovisivo dal portoghese tra variazione linguistica e problematiche traduttive. Milano: Franco Angeli, 2012.

DE ROSA, Gian Luigi. Características da fala acadêmica monitorada no Brasil: os videoverbetes da ENCIDIS entre PB técnico-científico e PB neo-standard. Cultura Latinoamericana: Revista de Estudos Interculturais, v. 32, n. 2, p. 238-261, 2020a.

DE ROSA, Gian Luigi. O discurso científico mediado pela web: legendar videoverbetes entre tipologias textuais, línguas especiais e problemáticas tradutórias. In: DE LAURENTIIS, Antonella; DE ROSA, Gian Luigi (org.). Discorso specialistico e multimedialità: caratteristiche linguistiche e problematiche traduttive. Roma: Edizioni Nuona Cultura, 2020b. p. 29-45.

DUARTE, Maria Eugênia Lammoglia. Do pronome nulo ao pronome pleno: a trajetória do sujeito nulo no português do Brasil. In: ROBERTS, Ian; KATO, Mary Aizawa (org.). Português brasileiro: uma viagem diacrônica. Campinas: Editora da Unicamp, 1993. p. 107-128.

DUARTE, Maria Eugênia Lammoglia. A perda do princípio Evite Pronome no português brasileiro. 1995. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1995.

DUARTE, Maria Eugênia Lammoglia. A evolução na representação do sujeito pronominal em dois tempos. In: PAIVA, Maria da Conceição; DUARTE, Maria Eugênia Lammoglia (org.). Mudança linguística em tempo real. Rio de Janeiro: ContraCapa; FAPERJ, 2003. p. 115-128.

DUARTE, Maria Eugênia Lammoglia. Sujeitos de referência definida e arbitrária: aspectos conservadores e inovadores na escrita padrão. Revista Linguística, v. 3, n. 1, p. 83-115, 2007a.

DUARTE, Maria Eugênia Lammoglia. A sintaxe do português do Brasil: entre a fala e escrita padrão. In: SALOMÃO NETTO, Sônia. (org.). Temas da Língua Portuguesa: do pluricentrismo à didática. Roma: Edizioni Nuona Cutura, 2020. p. 131-152.

DUARTE, Maria Eugênia Lammoglia. Avanços no estudo da mudança sintática associando a Teoria da Variação e Mudança e a Teoria de Princípios e Parâmetros. Cadernos de Estudos Linguísticos, v. 57, n. 1, p. 85-111, 2015.

DUARTE, Maria Eugênia Lammoglia. Sociolinguística ‘Paramétrica’. In: MOLLICA, Maria Cecillia; FERRAREZI JR., Celso. (ed.). Sociolinguística, sociolinguísticas – uma introdução. São Paulo: Contexto, 2016. p. 33-44.

DUARTE, Maria Eugênia Lammoglia. (ed.). O sujeito em peças de teatro (1833-1992): estudos diacrônicos. São Paulo: Parábola, 2012.

DUARTE, Maria Eugênia Lammoglia. Sobre algumas consequências do enfraquecimento da categoria concordância no português brasileiro. Lingue e Linguaggi, v. 57, p. 31-56, 2023.

DUARTE, Maria Eugênia Lammoglia; MARQUES DE SOUSA, Antonio Anderson; FERNANDES, Ulli Santos Bispo; CARDOSO, Marianna Maroja Confalonieri. A redução no quadro de clíticos de 3ª pessoa no português brasileiro: um estudo diacrônico. Revista Laborhistórico, v. 4, n. esp., p. 154-187, 2021.

DUARTE, Maria Eugênia Lamoglia; LOPES, Célia Regina dos Santos. Realizaram, realizou-se ou realizamos...? As formas de indeterminação do sujeito em cartas de jornais no século XIX. In: DUARTE, Maria Eugênia Lamoglia; CALLOU, Dinah. Para a História do Português Brasileiro, Notícias de corpora e outros estudos. Rio de Janeiro: In-Fólio, 2002. v. IV, p. 155-165.

DUARTE, Maria Eugênia L.; SERRA, Carolina Ribeiro. Gramática(s), ensino de português e adequação linguística. Matraga, v. 22, p. 31-55, 2015.

DUARTE, Maria Eugênia Lammoglia.; SOARES da SILVA, Humberto. Microparametric variation in Spanish and Portuguese: The Null Subject Parameter and the role of the verb inflectional paradigm. In: KATO, Mary Aizawa; ORDOÑEZ, F. (ed.). The Morphosyntax of Portuguese and Spanish in Latin America. 2016. p. 1-26.

EGERLAND, Verner. Impersonal pronouns in Scandinavian and Romance. Working Papers in Scandinavian Syntax, v. 71, p. 75-102, 2003.

GALVES, Charlotte. A sintaxe do português brasileiro. Ensaios de Linguística, v. 13, p. 31-49, 1987.

GALVES, Charlotte. A gramática do Português Brasileiro. In: CASTILHO, Ataliba Teixeira; BASÍLIO, Margarida (org.). Gramática do português falado. Campinas: Editora da Unicamp, 1998. p. 79-96.

GOTTI, Maurizio. I Linguaggi Specialistici. Caratteristiche linguistiche e criteri pragmatici. Firenze: La Nuova Italia, 1991.

GOTTI, Maurizio. Specialized Discourse. Linguistic Features and Changing Conventions. Bern: Peter Lang, 2003.

GOTTI, Maurizio. Investigating Specialized Discourse. Bern: Peter Lang, 2005.

GOTTI, Maurizio; GIANNONI, Davide S. (ed.). New Trends in Specialized Discourse Analysis. Bern: Peter Lang, 2006.

GOTTI, Maurizio; ŠARČEVIĆ, Susan (ed.). Insights into Specialized Translation. Bern: Peter Lang, 2006.

GUALDO, Riccardo. La variazione nella comunicazione specialistica. In: VISCONTI, Jacqueline (ed.). Parole nostre. Le diverse voci della comunicazione specialistica e settoriale. Bologna: Il Mulino, 2019. p. 57-75

GUALDO, Riccardo; TELVE, Simona. Linguaggi specialistici dell’italiano. Roma: Carocci, 2011.

HOLMBERG, Anders. Is there a little pro? Evidence from Finnish. Linguistic Inquiry, v. 36, p. 533-564, 2005.

HOLMBERG, Anders. The null generic pronoun in Finnish: a case of incorporation. In: BIBERAUER, Theresa et al. (ed.). Parametric Variation: Null Subjects in Minimalist Theory. Cambridge: Cambridge University Press, 2010. p. 200-230.

HOLMBERG, Anders; PHIMSAWAT, On-Usa. Truly Minimal Pronouns. Diadorim, Revista de Estudos Linguísticos e Literários, Rio de Janeiro, v. 19, n. esp., p. 11-36, 2017.

ILARI, Rodolfo; FRANCHI, Carlos; NEVES, Maria Helena Moura; POSSENTI, Sírio. Os pronomes pessoais do português falado: roteiro para a análise. In: CASTILHO, Ataliba Teixeira; BASÍLIO, Margarida (org.). Gramática do português falado. Campinas: Editora da Unicamp, 2002. p. 73-159

KATO, Mary Aizawa. Strong and weak pronouns in the null subject parameter. Probus, v. 11, n. 1, p. 1-38, 1999.

KATO, Mary Aizawa. A gramática do letrado: questões para a teoria gramatical. In: MARQUES, Maria Aldina; TEIXEIRA, José; LEMOS, Aida (org.). Ciências da Linguagem: trinta anos de investigação e ensino. Braga: CEHUM (U. do Minho), 2005. p. 131-145.

KATO, Mary Aizawa. Português brasileiro: Última flor do lácio, inculta e bela. Revista da ABRALIN, v. 17, n. 1, p. 52-80, 2019.

KATO, Mary Aizawa. As controvérsias sobre o sujeito nulo no português brasileiro. In: CASTAGNA, Vanessa; QUAREZEMIN, Sandra (ed.). Da Linguística ao ensino: Travessias em Língua Portuguesa. Venezia: Edizioni Ca’ Foscari, 2020. p. 75-92.

KATO, Mary Aizawa; TARALLO, Fernando. Anything YOU can do in Brazilian Portuguese. In: JAEGGLI, Osvaldo; SILVA-CORVALAN, Carmen. (ed.). Studies in Romance Linguistics. Dordrecht: Foris, 1986. p. 343-358.

KERMAS, Susan; CHRISTIANSEN, Thomas (ed.). The Popularization of the Specialized Discourse and Knowledge across Communities and Cultures. Bari: Edipuglia, 2013.

LABOV, William. Principles of Linguistic Change: Internal Factors. Cambridge: Blackwell, 1994.

LUNGUINHO, Marcos Vinicius da Silva; MEDEIROS JUNIOR, Paulo. Inventou um novo tipo de sujeito: características sintáticas e semânticas de uma estratégia de indeterminação do sujeito no português brasileiro. Revista de Estudos em Língua e Literatura, v. 23, p. 147-191, 2009.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Oralidade e Letramento. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. Cortez: São Paulo, 2008.

MARIANI, Bethania. Linguagem, conhecimento e tecnologia: a Enciclopédia Audiovisual da Análise do Discurso e áreas afins. Linguagem & Ensino, v. 21, n. esp., p. 359-393, 2018.

MARIANI, Bethania. La produzione e la circolazione del sapere su piattaforme digitali: lo status del portoghese brasiliano in un’enciclopedia digitale sottotitolata. In: DE LAURENTIIS, Antonella; DE ROSA, Gian Luigi (ed.). Lingue e Linguaggi, v. 35, p. 13-28, 2020.

MARINS, Juliana; SOARES DA SILVA, Humberto; DUARTE, Maria Eugênia Lammoglia. Revisiting Duarte (1995): For a Gradient Analysis of Indeterminate Subjects in Brazilian Portuguese. Diadorim, Revista de Estudos Linguísticos e Literários, Rio de Janeiro, n. 18, n. esp., p. 140-172, 2017.

MARTINS, Ana Maria; NUNES, Jairo. Passives and Se Constructions. In: WETZELS, Leo; MENUZZI, Sergio; COSTA, João (ed.). The Handbook of Portuguese Linguistics. Hoboken, NJ: Wiley-Blackwell, 2016. p. 318-337.

MATEUS, Maria Helena Mira et al. Gramática da Língua Portuguesa. Caminho: Lisboa, 2003.

MATTOSO CÂMARA JR., Joaquim. Princípios de Linguística Geral. Rio de Janeiro: Livraria Acadêmica, 1976.

NASCENTES, Antenor. O idioma nacional. Rio de Janeiro: Livraria Acadêmica, 1960 [1938].

NUNES, Jairo Morais. O famigerado SE: uma análise sincrônica e diacrônica das construções com se apassivador e indeterminador. 1990. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1990.

NUNES, Jairo Morais. Se apassivador e se indeterminado: o percurso diacrônico no português brasileiro. Cadernos de Estudos Linguísticos, v. 20, p. 33-57, 1991.

RAPOSO Eduardo; URIAGEREKA Juan. Indefinite SE. Natural Language and Linguistic Theory, v. 14, p. 749-810, 1996

ROCHA LIMA, Carlos Henrique. Gramática normativa da língua portuguesa. Rio de Janeiro: José Olympio, 1972.

SAID ALI, Manuel. Gramática Histórica da Língua Portuguesa. São Paulo: Melhoramentos, 1965.

SABATINI, Francesco. Rigidità-esplicitezza vs elasticità-implicitezza: possibili parametri massimi per uma tipologia dei testi. In: SKYTTE, Gunver; SABATINI, Fransesco (ed.). Linguistica testuale comparativa. Museum Tusculanum Press, 1999. p. 141-172.

SABATINI, Francesco. Lezione di italiano. Grammatica, storia, buon uso. Milano: Mondadori, 2016.

SCHERRE, Maria Marta Pereira. Doa-se lindos filhotes de poodle: variação linguística, mídia e preconceito. São Paulo: Parábola, 2005.

SCOTTO DI CARLO, Giuseppina. The role of proximity in online popularizations: The case of TED talks. Discourse Studies, v. 16, n. 5, p. 1-16, 2014a.

SCOTTO DI CARLO, Giuseppina. Figurative Language in Science Popularisation: Similes as an Explanatory Strategy in TED Talks. 3L: The Southeast Asian Journal of English Language Studies, v. 20, n. 3, p. 1-16, 2014b.

SCOTTO DI CARLO, Giuseppina. New trends in knowledge dissemination: TED Talks. Acta Scientiarum: Language and Culture, v. 36, n. 2, p. 121-130, 2014c.

SOBRERO, Alberto. Lingue Speciali. In: SOBRERO, Alberto (ed.). Introduzione all’italiano contemporaneo. La variazione e gli usi. Roma; Bari: Laterza, [1993] 2006. Vol. 2. p. 237-277.

TARALLO, Fernando. Diagnosticando uma gramática brasileira: o português d’aquém e d’além-mar ao final do século XIX. In: ROBERTS, Ian; KATO, Mary Aizawa (ed.). Português Brasileiro. Uma viagem diacrônica. Campinas: Editora da Unicamp, 1993. p. 69-105.

VARGAS, Amanda de Santana Campos. Estratégias pronominais de indeterminação: um estudo diacrônico. 2010. Dissertação (Mestrado em Letras Vernáculas) – Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.

VARGAS, Amanda de Santana Campos. A evolução na representação das estratégias pronominais de indeterminação. In: DUARTE, Maria Eugênia Lammoglia (ed.). O sujeito nulo em peças de teatro (1843-1992): estudos diacrônicos. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. p. 45-68.

WEINREICH, Uriel; LABOV, William; HERZOG, Marvin. Empirical foundations for a theory of language change. In: LEHMAN, Winfred; MALKIEL, Yakov (ed.). Directions for Historical Linguistics. Austin: University of Texas, 2006 [1968]. p. 97-195.

Downloads

Publicado

2025-03-24

Como Citar

De Rosa, G. L., & Desantis, M. (2025). Estratégias de indeterminação do sujeito no discurso especializado Web-Mediated . Gragoatá, 30(66), e65359. https://doi.org/10.22409/gragoata.v30i66.65359.en