The language/world interface as simultaneous production: when students face the central administration of a public university

Authors

  • Bruno Deusdará Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Décio Rocha Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v18i34.32971

Keywords:

production of reality, sense, discursive practice, enunciation

Abstract

In this paper, we discuss different ways of conceiving the articulation between linguistic and nonlinguistic domains, refusing the point of view, which presupposes the anteriority of the latter over the former. Our theoretical basis draws from the work of Bakhtin, Maingueneau and Deleuze, in order to support three main issues: the primacy of variation over stability of sense, the concept of time and the dynamics of coengenderings between language and reality. In the analysis, we highlighted the clashes reported in different news about the inauguration of a canteen in a public university of Rio de Janeiro.

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Author Biographies

Bruno Deusdará, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professor adjunto de Linguística (Instituto de Letras/UERJ) e de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira/UERJ). Atua no Programa de Pósgraduação em Letras (área de concentração em Linguística) do ILE/ UERJ. Doutor em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e mestre em Letras, área de concentração em Linguística, pela UERJ. Atuou como professor I de Língua Portuguesa da rede pública estadual do Rio de Janeiro e como professor de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ). Suas áreas de interesse são Análise do Discurso, Estudos Enunciativos, Pesquisa-intervenção, Interface linguagem e trabalho, Produção de subjetividade, Práticas intersemióticas e Ensino de língua materna. É autor, entre outros, de Trajetórias em Enunciação e Discurso: conceitos e práticas, livro organizado em parceria com V. Santanna, publicado pela Claraluz (São Carlos, 2007).

Décio Rocha, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Possui mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), D.E.A. em Sciences du Langage pela Université Paris III Sorbonne-Nouvelle (França), doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), e estágio pós-doutoral na Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é professor associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde trabalha com Linguística, Linguística Aplicada e Análise do Discurso (Graduação e Pós-graduação no Instituto de Letras) e Francês (na Educação básica do Instituto de Aplicação. É autor, entre outros, de Cartografias em análise do discurso: rearticulando as noções de gênero e cenografia, publicado na DELTA (PUC-SP, 2013), e de Perspectiva foucaulltiana, capítulo do livro Texto ou discurso? organizado por Beth Brait et alii (Contexto, 2012).

Published

2013-07-06

How to Cite

Deusdará, B., & Rocha, D. (2013). The language/world interface as simultaneous production: when students face the central administration of a public university. Gragoatá, 18(34). https://doi.org/10.22409/gragoata.v18i34.32971