LITERATURE AND TEACHING: A THEME AND ITS PROBLEMS

Authors

  • Claudete Daflon UFF
  • Silvio Renato Jorge UFF

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v19i37.32991

Keywords:

literature, teaching, reading

Abstract

This introductory article aims to enlighten the proposed theme for the current number of Gragoatá magazine. It develops an analysis of literature’s role as a discipline and its relation with education itself. For this purpose, it discusses the diversity of analytical approaches and the way in which the topic has been handled by the Brazilian institutions and by our researchers. In addition to this, it observes in a critical manner the publications intended for Brazilian school education and, finally, gives a brief description of the articles that compose this journal.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Claudete Daflon, UFF

Possui Licenciatura em Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997) e Doutorado em Letras/Estudos de Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é Professora Adjunta de Literatura Brasileira da Universidade Federal Fluminense (UFF) atuando na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Literatura. Líder do Grupo de Pesquisa Caminhos da Literatura Brasileira, possui experiência na área de Letras e em esnino, com ênfase em Literatura Brasileira, com trabalhos desenvolvidos sobre temas com: literatura, ciência, viagem, formação intelectual, educação, interdisciplinaridade e arte.

Silvio Renato Jorge, UFF

É Doutor em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e desenvolveu estágios de pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da USP (2003) e no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (2009), com bolsa CAPES. Atualmente é professor Associado da Universidade Federal Fluminense, onde atua como Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Portuguesa e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Pós-colonialismo, fronteiras e deslocamentos culturais, identidade cultural, memória. Suas pesquisas enfatizam, sobretudo, o estudo da narrativa contemporânea produzida em língua portuguesa. Desenvolve pesquisa financiada pelo CNPq e pela FAPERJ. Foi Presidente da ANPOLL - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesaquisa em Letras e Linguística, para o biênio 2010 - 2012, e presidiu a ABRAPLIP - Associação Nacional de Professores de Literatura Portuguesa no biênio 2003 - 2005. É consultor ad-hoc de CAPES, CNPq e FAPERJ.

Published

2014-12-19

How to Cite

Daflon, C., & Jorge, S. R. (2014). LITERATURE AND TEACHING: A THEME AND ITS PROBLEMS. Gragoatá, 19(37). https://doi.org/10.22409/gragoata.v19i37.32991