Translúcidos e escancarados: corpos de barro e de sonhos em Ondjaki e Chiziane
DOI:
https://doi.org/10.22409/gragoata.v25i53.42887Keywords:
Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, Perspectivas decoloniais, Modernidade.Abstract
Partindo de discussões sobre as marcas da diferença colonial, determinantes para a consolidação de uma epistemologia etnocêntrica, para a configuração de subjetividades modernas enviesadas pela difusão de monoculturas hierarquizantes, e para o silenciamento de diversas cosmologias definidoras da poética das relações dos seres humanos entre si e com a natureza, a ancestralidade e o imaginário, este artigo propõe a leitura de Os transparentes (2012), do escritor angolano Ondjaki, e O alegre canto da perdiz (2008), da moçambicana Paulina Chiziane. As narrativas trazem à tona o que vem sendo obliterado pelo projeto civilizatório e lançam luz sobre a cara oculta da modernidade. O diálogo entre as obras é sugerido a partir da contribuição das perspectivas decoloniais que, muito embora tenham sido gestadas no contexto latino-americano em que a colonialidade delineia-se a partir de traços históricos e culturais específicos, oferecem ponderações que colaboram para a análise dos temas abordados e permitem trazê-los à proximidade de nosso ambiente de reflexão. A leitura ora proposta inspira-se no desafio e na urgência da necessidade de descolonizar o imaginário, e aposta na riqueza dos pensamentos e narrativas que tanto lá, em África, quanto cá, na América Latina, acolhem perspectivas diversas, reúnem sementes de saberes outros, capazes de abrir saídas, encontrar fissuras e evidenciar brechas na estrutura naturalizada do sistema-mundo antropocêntrico, etnocêntrico, patriarcal, moderno e colonial que experienciamos.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in Gragoatá agree to the following terms:
The authors retain the rights and give the journal the right to the first publication, simultaneously subject to a Creative Commons license CC-BY-NC 4.0, which allows sharing by third parties with due mention to the author and the first publication by Gragoatá.
Authors may enter into additional and separate contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the published version of the work (for example, posting it in an institutional repository or publishing it in a book), with recognition of its initial publication in Gragoatá.
Gragoatá is licensed under a Creative Commons - Attribution-NonCommercial 4.0 International.