Formação de professores para o ensino de inglês como meio de instrução em uma universidade pública: reflexões e desafios
DOI:
https://doi.org/10.22409/gragoata.v30i68.65266.ptPalabras clave:
Inglês como Língua Franca, Inglês como Língua de Instrução, Internacionalização em Casa, Internacionalização do CurrículoResumen
Dado o intenso processo de internacionalização das universidades brasileiras surge a necessidade da comunidade acadêmica melhorar sua proficiência em inglês para participar de programas de mobilidade, sendo notável o aumento de oportunidades para a troca de conhecimentos e para o incentivo à produtividade e parcerias científicas. Neste cenário, com a globalização e internacionalização, as instituições de ensino superior reconhecem a importância do inglês como língua franca, devido ao acesso à inserção internacional. A universidade, neste contexto, também desempenha o papel primordial de implementar ações pedagógicas para dar suporte a atividades para esses fins. Com iniciativas para implementar esta língua-alvo na internacionalização em casa, atividades voltadas para este fim têm aumentado exponencialmente. Por exemplo, um currículo internacionalizado é um meio pelo qual todos os estudantes universitários podem se beneficiar do processo de internacionalização, pois envolve um conjunto de atividades realizadas na própria instituição que auxilia estudantes locais e estrangeiros no sentido de prepará-los para atuar em contextos multiculturais e internacionais. Para conseguir isso, precisamos preparar educadores para ministrar seus cursos usando o inglês como meio de instrução. Neste trabalho, apresentamos diferentes cursos de Inglês como Meio de Instrução (IMI), tanto online quanto presenciais, oferecidos desde 2019 em uma universidade pública paulista. Os objetivos dos cursos incluíam apresentar a teoria e a prática do ensino de diferentes conteúdos disciplinares utilizando o IMI tendo como público-alvo professores de graduação e pós-graduação. Apresentaremos informações sobre cada curso e, em seguida, refletiremos sobre práticas bem-sucedidas e desafios ainda a serem superados em nosso contexto.
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Referencias
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