Entre o “tú” e o “vos” há o nós: cayetana traduzida
DOI:
https://doi.org/10.22409/Palabras clave:
Poética do traduzir, Jacinta Escudos, literatura salvadorenhaResumen
Este trabalho analisa a obra Memorias del año de la Cayetana (2020), de Jacinta Escudos, a partir da noção de uma poética do traduzir, compreendida como um processo criativo e político que se manifesta em múltiplos níveis da narrativa. A análise considera, por um lado, a articulação entre as linguagens literária, cinematográfica e fotográfica que estruturam a obra, configurando uma escrita híbrida e intermedial; por outro, destaca a mudança pronominal do “tú” para o “vos” realizada na terceira edição do romance (2019), como um gesto de reterritorialização linguística e simbólica. Tal operação não se reduz a uma variação estilística, mas funciona como um ato tradutório de cunho decolonial, reposicionando o sujeito enunciador e seus interlocutores dentro de uma geopolítica centro-americana da linguagem. À luz da noção de destinerrância, de Jacques Derrida, que articula a ideia de destino e errância como constitutivas de todo ato de comunicação, a tradução é aqui entendida como trânsito — entre linguagens, formas e espaços culturais. O uso do “vos”, nesse contexto, reorienta a recepção e reinscreve o romance em um horizonte de escuta localizado, marcando uma inflexão no projeto estético de Escudos. A poética do traduzir que atravessa a obra não se limita à interlíngua, mas atua como prática de reinscrição cultural, revelando os deslocamentos e reapropriações que definem a literatura como campo de errância, criação e resistência.
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