Estudos de Linguagem e ensino

Autores/as

  • Beatriz Feres Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Mariangela Rios de Oliveira Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Telma Pereira Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v19i36.32980

Palabras clave:

Language Studies. Teaching. Linguistic. Portuguese.

Resumen

O artigo apresenta um panorama geral sobre a relação entre estudos de linguagem e ensino no Brasil, demonstrando como os resultados da pesquisa linguística têm subsidiado o ensino de língua materna e mesmo as orientações oficiais para tal atividade em nosso país. Tomando como ponto de partida o volume 2 da Gragoatá, que, em 1997, contemplou como temática O ensino da língua e da literatura, o artigo destaca, neste volume 36, as contribuições mais recentes da linguística para o ensino-aprendizagem de línguas, apresentando ainda uma síntese dos demais artigos que compõem esse número.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Beatriz Feres, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutora (2006) e Mestre (2003) em Letras/Estudos da Linguagem pela Universidade Federal Fluminense. Professora de Língua Portuguesa na UFF, já atuou no Centro Universitário Plinio Leite (UNIPLI) e em escolas do Ensino Fundamental e Médio. Atualmente é coordenadora do Curso de Letras da UFF (Licenciaturas). Está vinculada à linha de pesquisa Estudos Aplicados de Linguagem, do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal Fluminense. Atua também nos cursos de especialização em Língua Portuguesa e em Literatura Infantojuvenil. É membro da comissão editorial de Linguagem em (Re)vista (ISSN1807-6378) e da Revista Eletrônica Litteris (ISSN1983-7429). Já orientou mais de quarenta trabalhos monográficos de conclusão de curso, de especialização e de mestrado. Coordenou o Programa de Iniciação à Docência, vinculado ao Instituto de Letras/UFF. Líder do grupo de pesquisa Leitura, fruição e ensino. Temas de interesse: leitura e ensino; estratégias de compreensão e de interpretação; teoria e análise linguística; iconicidade na semiose poética, literatura infantil e multimodalidade.

Mariangela Rios de Oliveira, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Possui graduação em Letras Português Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), mestrado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), doutorado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e pós-doutorado realizado na Universidade Aberta (Lisboa), em 2014. Atualmente é professora associada IV da Universidade Federal Fluminense, onde coordena o Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem e lidera o Grupo de Estudos Discurso & Gramática - UFF. Atua também como editora da Revista Gragoatá, coordenadora do GT "Descrição do português" da ANPOLL e conselheira da Assel-Rio.Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: língua portuguesa, funcionalismo, gramaticalização, morfossintaxe do português e ensino.

Telma Pereira, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Docente do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense. Atua no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem e na Graduação em Letras, lecionando disciplinas no setor de Francês (Língua francesa e linguística Aplicada ao Ensino do francês). Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), especialização em língua e literatura francesa pela UFRJ (1989), mestrado em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com pesquisa na área de política linguística e ensino de LE (2002), sob orientação da Profª Mônica Savedra. Possui doutorado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), na área de Estudos da linguagem, orientada pelo Profº Jürgen Heye. Foi bolsista CAPES/PDEE na Université de Provence, (2005-2006), sob a orientação do Prof. Louis-Jean Calvet. Atualmente, orienta e desenvolve pesquisas nas áreas de representação linguística, política linguística e ensino de FLE. Atua, principalmente, nos seguintes temas: sociolinguística, educação bilingue, politica linguística e língua francesa, sendo membro do GT de Sociolinguística da ANPOLL, do Grupo Interinstitucional de Estudos Linguísticos (GIEL). Membro da diretoria da Associação de Professores de Francês do Estado do Rio de Janeiro (APFERJ), na gestão 2012-2014. Vice líder do grupo de pesquisa (CNPq) : Laboratório de pesquisas em contato linguístico - LABPEC; é representante da UFF junto ao MEC no Programa Idiomas sem Fronteiras.

##submission.downloads##

Publicado

2014-07-23

Cómo citar

Feres, B., Oliveira, M. R. de, & Pereira, T. (2014). Estudos de Linguagem e ensino. Gragoatá, 19(36). https://doi.org/10.22409/gragoata.v19i36.32980

Número

Sección

Artigos de Linguagem