A prosódia e a leitura fluente

Autores/as

  • Gessiane Lobato Picanço UFPA
  • Nair Vansiler

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v19i36.32988

Palabras clave:

Fluência. Expressividade oral. Leitura. Avaliação da leitura.

Resumen

A leitura expressiva é uma maneira de o leitor demonstrar os significados apreendidos do texto. Portanto, a expressividade na leitura oral pode não só distinguir entre leitores mais e menos habilidosos, mas também pode ser usada para monitorar a compreensão. Leitores fluentes incorporam características prosódicas da língua falada (acentuação, variações de altura de voz, entonação, fraseado e pausas) durante a leitura, fazendo-a soar o mais natural possível. Esta pesquisa mostra a avaliação de três dimensões prosódicas, entonação e ênfase, fraseado e ritmo, na leitura realizada por alunos do 2º ano do ensino médio de quatro escolas públicas de Belém, estado do Pará. Os resultados apontam para uma grave deficiência no ensino da língua portuguesa no ensino médio: a maioria dos alunos ainda não alcançou um nível minimamente aceitável de fluência

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Biografía del autor/a

Gessiane Lobato Picanço, UFPA

Possui graduação em Letras Licenciatura pela Universidade Federal do Pará (1999) e doutorado em Linguística pela University of British Columbia, Canadá (2005). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Faculdade de Letras, e também da Pós-Graduação em Letras-UFPA. Possui experiência nas áreas de Fonologia Experimental, Fonologia Diacrônica e Tipologia Linguística, com ênfase em línguas indígenas da Amazônia.

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Publicado

2014-07-23

Cómo citar

Picanço, G. L., & Vansiler, N. (2014). A prosódia e a leitura fluente. Gragoatá, 19(36). https://doi.org/10.22409/gragoata.v19i36.32988

Número

Sección

Artigos de Linguagem