A prosódia e a leitura fluente
DOI:
https://doi.org/10.22409/gragoata.v19i36.32988Palabras clave:
Fluência. Expressividade oral. Leitura. Avaliação da leitura.Resumen
A leitura expressiva é uma maneira de o leitor demonstrar os significados apreendidos do texto. Portanto, a expressividade na leitura oral pode não só distinguir entre leitores mais e menos habilidosos, mas também pode ser usada para monitorar a compreensão. Leitores fluentes incorporam características prosódicas da língua falada (acentuação, variações de altura de voz, entonação, fraseado e pausas) durante a leitura, fazendo-a soar o mais natural possível. Esta pesquisa mostra a avaliação de três dimensões prosódicas, entonação e ênfase, fraseado e ritmo, na leitura realizada por alunos do 2º ano do ensino médio de quatro escolas públicas de Belém, estado do Pará. Os resultados apontam para uma grave deficiência no ensino da língua portuguesa no ensino médio: a maioria dos alunos ainda não alcançou um nível minimamente aceitável de fluênciaDescargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.