Ensino via Pesquisa: a universidade para a diversidade latino-americana
DOI:
https://doi.org/10.22409/gragoata.v17i32.33036Palabras clave:
Ensino via Pesquisa, Projeto Escolas Interculturais Bilíngues de Fronteira do MERCOSUL, Licenciatura Indígena, Diversidade Cultural e Linguística, Política LinguísticaResumen
Para se repensar a universidade frente à diversidade cultural e linguística presente nos países latino- -americanos, é preciso considerar, não apenas os casos intra-nacionais, mas também a diversidade entre os próprios países. Esse imperativo surge a partir do estabelecimento de políticas mercosulistas de integração voltadas para a área educacional, que abrangem tanto a Educação Básica quanto a Educação Superior. Assim, o Projeto Escolas Interculturais Bilíngues de Fronteira do MERCOSUL (PEIBF) e os blocos temáticos do Setor Educacional do MERCOSUL para a Educação Superior, a saber, Reconhecimento, Mobilidade e Cooperação Inter-institucional, apresentam-se como instigadores de reflexões sobre como abarcar nas salas de aula a diversidade latino-americana nas instituições educacionais dos países membros. Se o imperativo da reflexão está posto, a forma pela qual a Educação poderá trabalhar com e pela diversidade cultural e linguística latino-americana, tanto nos casos intra quanto inter-nacionais, ainda está sendo definida. Uma dessas formas é o Ensino via Pesquisa. Mas por que o Ensino via Pesquisa pode ser considerado um dos instrumentos para a resignificação da universidade e das escolas do século XXI inserindo-as em um marco de valorização da diversidade cultural e linguística? Objetivando responder a tal questão, o trabalho foi organizado de forma a apresentar o método “Ensino via Pesquisa” para, depois, apresentar dois contextos nos quais ele é adotado. Um desses contextos utiliza o Ensino via Pesquisa para a diversidade latino-americana intra-nacional, a dos povos originários. O outro contexto abrange a diversidade latino-americana inter-nacional, aquela existente entre os países do bloco.
Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.