Literatura e Espanhol/LE: a questão da alteridade

Autores/as

  • Antônio Andrade CCAA; CPII

Palabras clave:

Literatura hispânica. Espanhol/LE. Alteridade

Resumen

Sabemos que múltiplas referências teóricas não só demonstram a importância da alteridade no âmbito dos estudos de cultura, filosofia, arte e literatura, mas também apontam um caminho em direção ao qual a reflexão em torno do espanhol como língua estrangeira vem conduzindo seus pesquisadores. Parece-nos que a questão basilar para todos os estudiosos de Espanhol/LE no Brasil é pensar que tipo de aspectos tanto lingüísticos quanto culturais estão envolvidos no processo de ensino-aprendizagem de uma língua que se mantém no tenso limiar entre a proximidade e a diferenciação. Por isso, o presente trabalho tentará traçar uma relação entre os estudos literários e o campo teórico da lingüística aplicada ao ensinoaprendizagem de Espanhol/LE, lançando mão da questão teórica da alteridade e discutindo a sua produtividade para ambas as áreas de reflexão – língua e literatura –, constitutivas da formação acadêmica do profissional de Letras com habilitação em Português-Espanhol.

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Biografía del autor/a

Antônio Andrade, CCAA; CPII

Doutorando em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense, professor de Espanhol e Literaturas Hispânicas do Colégio Pedro II e da Faculdade CCAA . Possui vários ensaios publicados em livros e revistas especializadas nas áreas de poesia contemporânea e ensino-aprendizagem de espanhol como língua estrangeira.

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Publicado

2008-12-30

Cómo citar

Andrade, A. (2008). Literatura e Espanhol/LE: a questão da alteridade. Gragoatá, 13(25). Recuperado a partir de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33145

Número

Sección

Artigos de Linguagem