Sentidos de interpretação: teorias sobre a ficção e o leitor

Autores/as

  • Maria Antonieta Jordão de Oliveira Borba UERJ

Palabras clave:

leitor, literatura, efeito estético, resposta estética, fragmento, força, signo de superfície.

Resumen

Estudo comparativo entre Roland Barthes e Wolfgang Iser, baseado em suas reflexões sobre o leitor e a literatura. Quadros conceituais das sistematizações teóricas ultimadas em interpretação e em significance. Discussão sobre os aspectos de aproximação e de distanciamento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Antonieta Jordão de Oliveira Borba, UERJ

Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Doutora em Ciência da Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com dois livros publicados: Teoria do efeito estético, Niterói, EduFF, 2003; Tópicos de Teoria para a investigação do discurso literário, Rio de Janeiro, 7 Letras, 2004. Além dessas obras, a autora vem publicando artigos sobre a "Teoria do efeito estético" de Wolfgang Iser, bem como sobre as noções de interpretação que percorreram o século XX e as que emergem na contemporaneidade. Atualmente é Coordenadora da Área de Doutorado em Literatura Comparada da UERJ.

##submission.downloads##

Publicado

2005-07-19

Cómo citar

Borba, M. A. J. de O. (2005). Sentidos de interpretação: teorias sobre a ficção e o leitor. Gragoatá, 10(18). Recuperado a partir de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33283