Diaspora in Caryl Phillip's "Crossing the river" (1993) and "A Distant shore" (2003)

Autores/as

  • Thomas Bonnici Universidade Estadual de São Paulo (UNESP) / São José do Rio Preto

Palabras clave:

romance caribenho, Caryl Phillips, diáspora, subjetividade, hibridismo

Resumen

Diaspora em Crossing the river (1993) e A distant shore (2003) de Caryl Phillips

Investigam-se no contexto da literatura caribenha os dois tipos de diáspora, ou seja, a antiga que compreende os escravos e os trabalhadores asiáticos contratados, e a moderna que abrange os refugiados, o tráfico de mulheres e imigrantes procurando trabalho. Os romances Crossing the River e A Distant Shore, de Caryl Phillips, publicados respectivamente em 1993 e 2003, tratam dos dois tipos de diáspora. Enquanto a primeira analisa as diferentes trajetórias de um ex-escravo estadunidense repatriado a Libéria e de uma mulher negra em sua viagem ao oeste dos Estados Unidos, rumo à liberdade, a segunda discursa sobre os problemas diaspóricos de um Africano contemporâneo que foge de seu país para afastar-se da guerra civil e para achar emprego num país democrático. Os resultados da pesquisa mostram que numa economia transnacional as pessoas da antiga diáspora tendem a encontrar a liberdade e a subjetividade mais do que aquelas envolvidas na diáspora moderna. Nesse último caso a frustração e a solidão são factíveis.

---

Artigo em inglês

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Thomas Bonnici, Universidade Estadual de São Paulo (UNESP) / São José do Rio Preto

Doutor em Letras pela UNESP (São José do Rio Preto) e professor de Literaturas em Língua Inglesa na Universidade Estadual de Maringá, Maringá (PR). Publicou vários artigos científicos nas revistas Acta Scientiarum (Maringá), Mimesis (Bauru), Gragoatá (Niterói), Publicatio (ponta Crossa), Ilha do Desterro (Florianópolis) e, mais recentemente, os Iivros O pós-colonialismo e a literatura, Short Stories, An Anthology for Undergraduates (2002) e Teoria Literária: Abordagens históricas e tendências contemporâneas (2003), ambos pela EdUEM (Editora da Universidade Estadual de Maringá).

##submission.downloads##

Publicado

2005-12-19

Cómo citar

Bonnici, T. (2005). Diaspora in Caryl Phillip’s "Crossing the river" (1993) and "A Distant shore" (2003). Gragoatá, 9(17). Recuperado a partir de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33319

Número

Sección

Artigos de Literatura