‘ARS MAIOR’, DONATO: CRITÉRIOS DE ANÁLISE LINGUÍSTICA
DOI:
https://doi.org/10.22409/gragoata.2016n40a33373Palabras clave:
critérios linguísticos, partes da oração, gramática antigaResumen
Este artigo pretende analisar o tratamento gramatical dado às partes da oração (partes orationis), na Ars maior de Donato (séc. IV d.C.). É nossa meta avaliar quais critérios são considerados na definição, especificação e ilustração das classes de palavras nessa obra. Defendemos que Donato utiliza não somente o critério “semântico”, como também se vale dos critérios “morfológico” – para distinguir e caracterizar os accidentia –, “sintático” – para indicar o estatuto funcional das classes em relação aos accidentia e às outras classes –, e “fonológico” – para descrever os exemplos e seus padrões de pronúncia.
Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.