ENSINO DE VOCABULÁRIO E COMPETÊNCIA LEXICAL

Autores

  • Beatriz Daruj Gil Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v21i40.33392

Palavras-chave:

Léxico, competência lexical, ensino de vocabulário

Resumo

Discutem-se neste artigo, por meio de uma reflexão teórica seguida de uma proposta de ensino do léxico, aspectos semânticos, discursivos e gramaticais que compõem a competência lexical. Contrária a práticas de ensino tradicionais que se baseiam no princípio da equivalência lexical, esta discussão permite constatar que o conhecimento da palavra não está restrito ao aspecto semântico, mas se estende às relações paradigmáticas e sintagmáticas estabelecidas pela palavra em sua trajetória histórico-discursiva, às suas propriedades gramaticais, e às condições de produção, circulação e recepção dos textos em que está atualizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Daruj Gil, Universidade de São Paulo

Mestre em Didática pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (1997) e Doutora em Linguística pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professora doutora da Universidade de São Paulo, na área de Filologia e Língua Portuguesa, e coordena, desde 2007, a área de Português do Centro de Línguas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nas seguintes áreas: lexicologia, léxico e ensino e ensino de português para falantes de outras línguas.

Downloads

Publicado

2016-07-01

Como Citar

Gil, B. D. (2016). ENSINO DE VOCABULÁRIO E COMPETÊNCIA LEXICAL. Gragoatá, 21(40). https://doi.org/10.22409/gragoata.v21i40.33392

Edição

Seção

Artigos de Linguagem