ENSINO DE VOCABULÁRIO E COMPETÊNCIA LEXICAL

Autores/as

  • Beatriz Daruj Gil Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v21i40.33392

Palabras clave:

Léxico, competência lexical, ensino de vocabulário

Resumen

Discutem-se neste artigo, por meio de uma reflexão teórica seguida de uma proposta de ensino do léxico, aspectos semânticos, discursivos e gramaticais que compõem a competência lexical. Contrária a práticas de ensino tradicionais que se baseiam no princípio da equivalência lexical, esta discussão permite constatar que o conhecimento da palavra não está restrito ao aspecto semântico, mas se estende às relações paradigmáticas e sintagmáticas estabelecidas pela palavra em sua trajetória histórico-discursiva, às suas propriedades gramaticais, e às condições de produção, circulação e recepção dos textos em que está atualizada.

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Biografía del autor/a

Beatriz Daruj Gil, Universidade de São Paulo

Mestre em Didática pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (1997) e Doutora em Linguística pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professora doutora da Universidade de São Paulo, na área de Filologia e Língua Portuguesa, e coordena, desde 2007, a área de Português do Centro de Línguas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nas seguintes áreas: lexicologia, léxico e ensino e ensino de português para falantes de outras línguas.

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Publicado

2016-07-01

Cómo citar

Gil, B. D. (2016). ENSINO DE VOCABULÁRIO E COMPETÊNCIA LEXICAL. Gragoatá, 21(40). https://doi.org/10.22409/gragoata.v21i40.33392

Número

Sección

Artigos de Linguagem