A PSICANÁLISE DE "UNS BRAÇOS"
Palabras clave:
Assis, Machado de. "Uns braços". Literatura e Psicanálise. LacanResumen
O texto procura demonstrar o modo como o conto "Uns braços", de Machado de Assis, representa o "romance familiar" da psicanálise dando ênfase ao papel da linguagem e do desejo na construção da subjetividade. Tal ênfase permite ao Autor esboçar um paralelo entre a narrativa machadiana e a teoria psicanalítica de Lacan. Corpo e erotismo são, pela mediação da linguagem, inseridos na dinâmica da reprodução das estruturas familiares e dos papeis sociais. Paro a realização de tal leitura, são tomadas como fundamentação teórica as observações de João Alexandre Barbosa quanto a natureza da relação entre o discurso literário e outros discursos.
Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.