O ensino de línguas na região de fronteira: processos de subjetivação do aluno imigrante

Autores/as

  • Lourdes Serafim da Silva Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Joelma Aparecida Bressanin Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v22i42.33474

Palabras clave:

Ensino de língua. Fronteira. Memória. Subjetivação. Políticas Públicas.

Resumen

Este estudo se inscreve no âmbito da História das Ideias Linguísticas, articulada à Análise de Discurso de linha materialista, com o objetivo de compreender a constituição dos sujeitos e das línguas, por meio de traços de memória da/na língua manifestados em situações de ensino-aprendizado. Lançamos um olhar para as políticas de línguas, na medida em que recortamos a questão do nacional enquanto uma questão de Estado e pensamos na sua articulação com o ensino. Observamos que o embate com outra(s) língua(s) deixa nos sujeitos marcas da subjetividade e, nas línguas, marcas da memória que os constituem.

---

 

DOI: http://dx.doi.org/10.22409/gragoata.2017n42a901

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lourdes Serafim da Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso

Mestre em Linguística pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2016), Graduada em Letras - Apostilamento em Espanhol pela Universidade Federal de Mato Grosso (2011). Possui Licenciatura em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2002). Atualmente é professora efetiva da educação básica do Estado de Mato Grosso, atuando principalmente nos seguintes temas: fronteira, políticas públicas, ensino.

Joelma Aparecida Bressanin, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2012). Cursou o Mestrado em Estudos de Linguagem na Universidade Federal de Mato Grosso (2006) e a Graduação em Letras na Universidade do Estado de Mato Grosso (2000). Atualmente é professora efetiva na Universidade do Estado de Mato Grosso, atuando no Curso de Letras, na Vice-coordenação do Programa de Pós-Graduação em Linguística e na Coordenação do Centro de Estudos e Pesquisas em Linguagem - CEPEL. Coordena o Grupo de estudos GEPELCO, vinculado ao CNPq e ao projeto de pesquisa Políticas Públicas e Práticas de Linguagem no Centro-Oeste. Realiza pesquisas na área de Letras, com ênfase em História das Ideias Linguísticas e Análise de Discurso, trabalhando, principalmente, os seguintes temas: políticas de ensino e políticas de línguas, formação de professores e práticas de leitura e escrita.

##submission.downloads##

Publicado

2017-07-13

Cómo citar

da Silva, L. S., & Bressanin, J. A. (2017). O ensino de línguas na região de fronteira: processos de subjetivação do aluno imigrante. Gragoatá, 22(42), 308-328. https://doi.org/10.22409/gragoata.v22i42.33474