Horizontes formativos, lugares de fala: Antonio Candido e a pedagogia do poema

Autores/as

  • Ítalo Moriconi UERJ

Palabras clave:

Antonio Candido, poesia brasileira, Modernismo.

Resumen

Este artigo discute a pedagogia do poema em Antonio Candido a partir de um confronto entre suas ideias-mestras e aquelas esposadas por seus desafiantes paulistas da vanguarda concreta nos anos 50 e 60. A posição de Candido é discutida nos marcos de uma análise institucional, tendo em vista contribuir para uma história do pensamento crítico literário universitário no Brasil. O artigo mostra que a poética de Candido é basicamente tradicional e até mesmo classicizante, mas parte sempre de reflexões sobre a modernidade, construindo suas noções sobre esta como forma de resposta ou reação às opções de leitura concretistas e estruturalistas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ítalo Moriconi, UERJ

Professor de Literatura Brasileira e Comparada na UERI, poeta e crítico literário. Autor das antologias Os cem melhores contos e Os cem melhores poemas brasileiros do século (Ed. Objetiva). Publicou em 2002 o livro Como e por que ler a poesia brasileira do século XX, pela mesma editora, e está por concluir a organização de um livro de correspondência de Caio Fernando Abreu.

##submission.downloads##

Publicado

2016-10-08

Cómo citar

Moriconi, Ítalo. (2016). Horizontes formativos, lugares de fala: Antonio Candido e a pedagogia do poema. Gragoatá, 7(12). Recuperado a partir de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33530

Número

Sección

Artigos de Literatura