A cultura: língua comum da Europa?
Palabras clave:
cultura, identidade, Europa.Resumen
Europa e cultura: as duas palavras são frequentemente associadas, mas são, também, tanto uma como a outra, igualmente mal definidas. Que Europa? Qual cultura? A ideia de cultura, escrevia Paul Valéry, está para nós em uma relação muito antiga com a ideia de Europa. A cultura é a língua comum da Europa, afirmava Fernand Braudel. No outro extremo, igualmente numerosos são os que não cessam de repetir, como Julien Benda em 1946: A Europa, ou, mais exatamente, uma consciência da Europa além da diversidade de suas partes, nunca existiu, como existe uma consciência dos Estados Unidos além da diversidade dos quarenta e oito (hoje cinquenta) estados. A Europa, a ideia de Europa, a consciência europeia, ou a identidade cultural europeia não existe. A cultura da Europa é essencial, segundo alguns; é apenas uma palavra vazia, segundo outros. Falando da Europa e da cultura, vamos navegar entre esses lugares comuns.
Tradução de Maria Elizabeth Chaves de Mello
Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.