Mistura, pororoca y fantología: una lectura de Paulo Leminski
Mots-clés:
espectrologia, teoria literária, literatura brasileira, vanguardaRésumé
Mistura, pororoca e espectrologia: uma leitura de Paulo Leminski
Sob a invocação de uma espectrologia que com sua irrupção consiga traduzir o tempo, este trabalho procura fazer uma leitura das origens e uma leitura das leituras das origens de Paulo Leminski. Em diálogo e confronto com os escritos que fizeram Caetano Veloso e Haroldo de Campos na ocasião da publicação da primeira coletânea de poemas de Leminski, Caprichos & Relaxos, realizada por uma editora comercial em 1983, ensaia-se outro escrito, narra-se outra origem que inclui como dado fundamental a edição de Catatau, texto de Leminski publicado em 1975 que foi relegado naquelas apresentações. Numa análise textual das apresentações acima mencionadas, podem ser constatadas certas omissões e decisões que constroem apenas uma das imagens possíveis do Leminski escritor e de seu projeto literário. No entanto, partindo dessas apresentações, pode se produzir uma leitura diferente. A proposta é, pois, pensar uma outra origem e construir, desse modo, outra imagem de escritor e outro projeto literário a partir de uma leitura de Catatau que inscreva e devolva a produção literária de Leminski a um lugar "outro" que se situe entre duas dificuldades: a de pertencer a uma vanguarda e a de transcendê-la. Traçar as linhas dessa colocação, sempre paradoxal, e analisar a obra produzida nessa articulação e o objetivo deste ensaio.
---
Artigo em espanhol.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
##submission.downloads##
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.