O ensino da língua nacional no século XIX e a constituição da gramatização brasileira: a produção de Antonio Alvares Pereira Coruja

Auteurs

  • Juciele Pereira Dias PPGCL-UNIVÁS

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v24i48.33620

Mots-clés:

discurso, língua, posição sujeito, gramática, Coruja.

Résumé

Este trabalho tem como objetivo compreender como, pelas diferentes posições sujeito tomadas pelo autor da Grammatica da Língua Nacional, Antonio Alvares Pereira Coruja, inscrevem-se os sentidos sobre a língua nacional e o seu ensino, em meio a disputas e tensões, no processo de produção do conhecimento e das políticas de línguas. Filiado à Análise de Discurso (PÊCHEUX, 1975, 1982; ORLANDI, 1998, 2002; MARIANI, 2003, 2004), o trabalho traz contribuições para as pesquisas em história das ideias linguísticas no Brasil, voltadas para a temática da constituição da gramatização brasileira no século XIX, base da relação Língua-Estado-Nação brasileira.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Biographie de l'auteur

Juciele Pereira Dias, PPGCL-UNIVÁS

Possui graduação (2006), mestrado (2009) e doutorado (2012) em Letras - Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com estágio de doutorado-sanduíche na Universidade de Franche-Comté, como bolsista da CAPES-PDEE (2011-2012). Fez pesquisa de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem e Laboratório Arquivos do Sujeito da Universidade Federal Fluminense, com bolsa da CAPES-PNPD Institucional (2013-2016). Possui formação técnica em Administração pelo Colégio Politécnico da UFSM - antigo CASM (2002), tendo participado de projetos de extensão na área. Atualmente, é professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL), da Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS), onde atua em Pesquisa, Extensão, Ensino e orienta alunos em Iniciação Científica e em Mestrado. É coordenadora do Centro de Documentação 'Denise Maldidier' (CeDDeM) da UNIVÁS. Ao lado de Élcio Fragoso (UNIR), é líder do GRPesq "Conhecimento, História e Língua", bem como membro do GPRPesq "Teoria do Discurso" (GTDis) e do GRPesq "Discurso e transformação em diferentes práticas". Foi tutora de Educação à Distância EaD na UAB/UFSM (2009-2012) e na UAB/CEDERJ/UFF (2014-2016). Atua como professora formadora da disciplina "Sociedade e Modernidade" na Univás Virtual. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria e Análise Linguística e desenvolve trabalhos em Análise de Discurso e em História das Ideias Linguísticas nas seguintes temáticas: Língua, Conhecimento, Políticas de Língua e de Ensino e Tecnologia.

##submission.downloads##

Publiée

2019-04-30