Estratégias de tradução de chinês para português dos verbos modais monossémicos em textos políticos: uma perspetiva de tradução cognitiva
Mots-clés :
Tradução Cognitiva, Verbos modais monossémicos, Textos políticos, Estratégias de tradução, Tradução de chinês para portuguêsRésumé
Os verbos modais monossémicos constituem um elemento importante a ter em conta na tradução de textos políticos. A sua tradução de chinês para português configura-se essencialmente como uma atividade cognitiva inserida no sistema modal. Sob a perspetiva de tradução cognitiva, este artigo explora os valores semânticos dos verbos modais monossémicos em chinês (Peng, 2007) e define as estratégias de tradução (Xiong, 2014) relevantes de chinês para português. Utilizando como corpus de pesquisa a versão bilingue chinês–português do relatório ao 20º Congresso Nacional do Partido Comunista da China — um texto rico em características do discurso político —, analisa as estratégias de tradução nele adotadas com base no sistema modal e seus valores semânticos envolvidos. A análise revela que, quanto maior a frequência de ocorrência dos verbos modais monossémicos mais diversificados se apresentam os equivalentes de tradução. As estratégias identificadas podem ser agrupadas principalmente em três tipos: (i) equivalência dupla em função sintática e semântica cognitiva; (ii) transposição sob equivalência semântica cognitiva; e (iii) transposição sob equivalência semântica cognitiva parcial. Com base na identificação dessas estratégias, o artigo explora ainda as razões subjacentes à sua aplicação e propõe sugestões de otimização, com vista a fornecer uma referência para a realização de traduções de textos políticos de elevada qualidade e com características políticas bem definidas.
Téléchargements
Références
CHENG, Zhenqiu.A tradução de documentos políticos (政治文献的翻译). Chinese Translators Journal, n. 1, p. 52, 2004.
HUANG, Shuping. Enraizar e integrar: Educação intercultural na estrutura da tradução cognitiva (扎根与融通:认知翻译框架里的跨文化教育). Revista da Universidade de Indústria de Anhui (Ciências Sociais), n. 3, p. 44-49, 2023.
JIA, Hongxia. Estudo da interação entre advérbios modais de probabilidade e verbos no chinês moderno (现代汉语盖然性情态副词与动词的互动研究). 2022. Tese (Doutoramento) – Universidade Jiaotong do Sudoeste da China, Shanhaiguan, 2022.
LI, Pan. Como os tradutores podem contar bem histórias da medicina chinesa sob a perspectiva da tradução cognitiva (认知翻译学视角下看译者如何讲好中医故事). Estudos Comparativos sobre Inovação Cultural, n. 20, p. 50-53, 2023.
LIU, Zhenqian; SHENG, Wei. Características sintático-semânticas dos verbos auxiliares modais de conhecimento no chinês moderno (现代汉语认识情态助动词的句法语义特征). Revista de Ciências Sociais da Universidade de Jilin, n. 3, p. 222-231, 2021.
MARTÍN, Ricardo Muñoz. On paradigms and cognitive translatology. Translation and cognition, p. 169-187, 2010.
MENG, Zhigang; XIONG, Qianli. Vinte anos de estudos sobre tradução cognitiva na China (中国认知翻译学研究20年). Revista da Universidade de Ciências e Tecnologia de Hubei, n. 11, p. 104-107, 2012.
OLIVEIRA, Fátima; MENDES, Amália. Modalidade. In: RAPOSO, Eduardo Paiva et al. (org.). Gramática do Português. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2013, p. 623-669.
PALMER, Frank Robert. Mood and modality. 2. ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2001.
PENG, Lizhen. Estudos sobre a modalidade do chinês moderno (现代汉语情态研究). Pequim: China Social Sciences Press, 2007.
SHAO, Meng. Estudo dos advérbios modais no manual “Desenvolvendo o Chinês” (《发展汉语》教材中情态副词的研究). 2018. Dissertação (Mestrado) – Universidade de Línguas Estrangeiras de Xi’an, Xi'an, Shaanxi, 2018.
WANG, Pingxing. Nova exploração da tradução de documentos políticos: experiências na tradução dos documentos do 17.º Congresso (政治文献翻译新探索——十七大文件翻译体会). Chinese Translators Journal, n. 1, p. 45-50, 2008.
WANG, Xiaoping. Dificuldades e soluções na tradução para inglês de documentos políticos (政治文献英译的疑难及其解决办法). Ensino de Línguas Estrangeiras de Shandong, n. 5, p. 109-112, 2006.
WANG, Yin. Um novo ponto de vista sobre o processo de tradução baseado na linguística cognitiva (基于认知语言学的翻译过程新观). Chinese Translators Journal, n. 6, p. 5-10, 2017.
WANG, Yin. Da visão cognitiva da tradução e tradução cognitiva à tradução experiencial (从翻译的认知观、认知翻译学到体认翻译学). Educação Linguística, n. 4, p. 72-80, 2023.
XIONG, Bing. Confusão de conceitos nos estudos de tradução: um exemplo de “estratégia de tradução”, “método de tradução” e “técnica de tradução” (翻译研究中的概念混淆——以“翻译策略”、“翻译方法”和“翻译技巧”为例). Chinese Translators Journal, n. 3, p. 82-88, 2014.
XIONG, Jingyi. Estudo sobre sinónimos de “bìxū” no ensino de chinês para estrangeiros (“必须”类近义词对外汉语教学研究). 2022. Tese (Doutoramento) – Universidade de Nanjing, Nanjing, 2022.
XU, Heping. Uma exploração inicial da semântica e sintaxe dos verbos modais em chinês (汉语情态动词语义和句法初探). In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE ENSINO DO CHINÊS, 3., 1990, Pequim. Anais [...] Pequim: Editora da Universidade de Línguas de Pequim, 1990. p. 546-561.
YANG, Limei. Interpretação cognitiva da combinação de verbos modais no chinês (汉语情态动词连用的认知阐释). Revista da Universidade de Línguas Estrangeiras de Xi’an, n. 2, p. 33-37, 2020.
YANG, Yanfei. Modelo de ensino de tradução em inglês universitário baseado na tradução cognitiva (基于认知翻译学的大学英语翻译教学模式). Praça do Inglês, n. 34, p. 96-99, 2023.
YU, Xin. Estudo da tradução para russo do verbo modal “yào” em textos políticos (政治文献中情态动词“要”的俄译研究). Revista da Universidade de Línguas Estrangeiras de Tianjin, n. 4, p. 20-32, 111, 2022.
ZHANG, Yunqiu; LIN, Xiuqin. A função e o estatuto dos advérbios modais (情态副词的功能地位). Revista da Universidade Normal de Pequim (Ciências Sociais), n. 3, p. 120-129, 2017.
ZHU, Bin. Estudo sobre o mecanismo de ligação dos componentes modais no chinês moderno (现代汉语情态语气成分的关联机制研究). Pequim: China Social Sciences Press, 2017.
ZHU, Guanming. Formação e desenvolvimento do verbo modal “bìxū” (情态动词“必须”的形成和发展). Ciência da Linguagem, n. 3, p. 57-67, 2005.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Gragoatá 2026

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.







