Arquivos pessoais e as fronteiras da arquivologia

Autores

  • André Porto Ancona Lopez Universidade Estadual Maringá

Palavras-chave:

arquivos pessoais, documentos de arquivo, princípios arquivísticos.

Resumo

O artigo discute algumas das especificidades dos arquivos pessoais, tendo em vista os princípios teóricos da arquivologia como um todo. Os arquivos pessoais, por estarem mais sujeitos a terem a custódia interrompida pelos herdeiros e por se constituírem de materiais ligados aos interesses pessoais do titular, portanto, não passíveis de generalizações, demandam a adequação aos princípios teóricos da arquivologia. A perda dos dados contextuais da produção arquivística pode comprometer a extração de significados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Porto Ancona Lopez, Universidade Estadual Maringá

Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo. Especialista em arquivos pelo Instituto de Estudos Brasileiros da USP. Professor do Departamento de História da Universidade Estadual Maringá. Professor do Curso de Especialização em Arquivos do IEB-USP. Coordenador editorial da Editora da Universidade Estadual de Maringá. Autor de artigos publicados em revistas especializadas.

Downloads

Publicado

2005-12-19

Como Citar

Lopez, A. P. A. (2005). Arquivos pessoais e as fronteiras da arquivologia. Gragoatá, 8(15). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33404

Edição

Seção

Artigos de Literatura