Por uma educação linguística queer: estranhando conceitos e práticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v26i56.49224

Palavras-chave:

Educação Linguística. Estudos Queer. Linguística Queer. Linguística Aplicada.

Resumo

Com base nos estudos queer, que interrogam as construções de gênero e sexualidade, este texto se propõe a discutir a necessidade de subverter os processos de ensinar e aprender línguas no espaço escolar por meio de uma educação linguística queer. Para tanto, são trazidos à baila conceitos e percursos históricos desses estudos, salientando o que se entende por “crítico” nesse contexto e trazendo as perspectivas decoloniais no campo da educação e do gênero para enriquecer o debate. Além disso, propõe-se uma concepção de educação linguística que seja capaz de abarcar os objetivos dos estudos queer que se encontram nos campos de saber da Pedagogia, Linguística, Linguística Aplicada e Literatura.

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Publicado

2021-09-29

Como Citar

Mazzaro, D. (2021). Por uma educação linguística queer: estranhando conceitos e práticas. Gragoatá, 26(56), 1052-1084. https://doi.org/10.22409/gragoata.v26i56.49224