A EXPANSÃO DA ECONOMIA-MUNDO EUROPEIA SOB O PRISMA DO ALIMENTO:

O CASO DA GUERRA DOS TRINTA ANOS (1618-1648)

Autores

Palavras-chave:

Economia-mundo, Alimento, ; Guerra dos Trinta Anos

Resumo

A crise financeira de 2008, a pandemia da Covid-19 e a atual guerra na Ucrânia evidenciaram ainda mais a assimetria entre os membros do sistema interestatal moderno, sobretudo na temática da fome, face aos distúrbios provocados por tais calamidades em meio ao comércio internacional de alimentos e insumos agrícolas, marcado por latentes especializações produtivas e relações assimétricas de interdependência. Neste sentido, direcionamos uma investigação histórica à gênese deste sistema desigual de comércio, no que tange ao circuito de alimentos, a fim de compreendermos os mecanismos que pautam esta macroestrutura na longa duração. Nossa hipótese está centrada na compreensão de que as disputas entre as principais potências europeias, durante a fase de consolidação da economia-mundo capitalista, estavam atreladas a um contexto intercontinental no qual o alimento figurou como um dos elementos centrais em meio às posições de privilégio nesta estrutura. Ao longo da pesquisa, de caráter qualitativo-dedutiva, demonstramos que a disputa interestatal europeia engendrou uma economia-mundo, fortificada quando da cessação da Guerra dos Trinta Anos, na qual a fome e a bonança passaram a estar paulatinamente atreladas à dimensão político-social da relação entre humanidade e natureza, sob o prisma da inserção heterogênea na divisão do trabalho em escala global.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Victor Silva Paes, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Economia Política Internacional UFRJ; cursando MBA em Negócios Internacionais; bacharel em Relações Internacionais pelo Centro Universitário IBMR; Assistente de Pesquisa pelo Laboratório de Simulações e Cenários da Escola de Guerra Naval no subgrupo "Biodefesa e Segurança Alimentar"; Pesquisador Voluntário pelo NUPREM-IBMR com enfoque na MINUSCA.

Referências

ALFANI, Guido; GRÁDA, Cormac Ó (eds.). Famine in European History. Cambridge:

Cambridge University Press, 2017.

ALFANI, Guido; GRÁDA, Cormac Ó. The Timing and Causes of Famines in Europe. Nature

Sustainability; v. 1, p. 283-288, 2018.

ARRIGHI, Giovanni. The Long Twentieth Century: Money, Power and the Origins of Our

Times. London & New York: Verso, 2010.

Downloads

Publicado

2022-07-31

Como Citar

Paes, G. V. S. (2022). A EXPANSÃO DA ECONOMIA-MUNDO EUROPEIA SOB O PRISMA DO ALIMENTO:: O CASO DA GUERRA DOS TRINTA ANOS (1618-1648). Revista Hoplos, 6(10), 60-81. Recuperado de https://periodicos.uff.br/hoplos/article/view/53927

Edição

Seção

Artigos