METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE DIAGNÓSTICO RADIOGRÁFICO DA CÁRIE PROXIMAL

Autori

  • Amanda Vitoria Lima Morais Universidade Federal do Pará
  • Leila Abou Hala UNITAU
  • Pedro Luiz de Carvalho UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
  • João Marcelo Ferreira de Medeiros UNIVERSIDADE BRASIL
  • Alex de Assis Santos dos Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
  • Maria Eduarda Souza de Macêdo UNITAU

DOI:

https://doi.org/10.22409/ijosd.v2i64.59527

Abstract

O objetivo deste estudo foi avaliar o desempenho do estudante de Odontologia no diagnóstico radiográfico de cáries proximais. Sessenta e oito estudantes de Odontologia passaram pelas etapas de treinamento teórico e prático para o diagnóstico radiográfico de cárie. O material foi constituído de exames radiográficos convencionais e digitalizados de 40 dentes humanos, sendo 20 pré-molares e 20 molares com alterações clínicas não tratadas em uma das superfícies proximais. Para avaliar a semelhança entre as referências de escores de diagnóstico radiográfico da cárie e a avaliação histológica foi aplicado o Coeficiente de Correlação Intraclasse, que mediu a assertividade entre os escores dos estudantes e o verdadeiro diagnóstico, a qual foi classificada em níveis de reprodutibilidade. Na avaliação da reprodutibilidade utilizando o coeficiente de correlação intraclasse, os valores obtidos para as imagens digitalizadas dos dentes pré-molares foram considerados satisfatórios, onde os estudantes do sétimo semestre mais se aproximaram do diagnóstico correto. Conclui-se que os estudantes do sétimo semestre tiveram melhor desempenho no diagnóstico radiográfico de cáries proximais.

Palavras-chave: Cárie dentária. Diagnóstico por imagem. Ensino. Educação em Odontologia.

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Pubblicato

2023-12-28

Fascicolo

Sezione

Artigos