GUERRA AO TERROR, GEOPOLÍTICA, REPRESENTAÇÕES E PAISAGENS NO CINEMA NORTE-AMERICANO APÓS 11 DE SETEMBRO DE 2001

Autores

  • Roberto Ribeiro Sousa IFRJ

Palavras-chave:

cinema, geopolítica, representações e paisagens

Resumo

Este artigo é um esforço no sentido de apontar, por intermédio do filme Guerra ao Terror, uma determinada espécie de narrativa fílmica norte-americana que emergiu após os atentados de 11 de setembro de 2001, momento de inflexão a partir do qual a temática “terrorismo” tornou-se mais frequente nas telas. Este referido tipo de narrativa, de caráter geopolítico, projeta, escorado em elaborações geográficas de paisagens e perfis de estereótipos, representações pretensamente legitimadoras das posições norte-americanas como potência central que, por outro aspecto, acabam por reforçar estigmas em relação àqueles que são vistos como obstáculos a “Pax Americana” no cenário internacional contemporâneo.

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Biografia do Autor

  • Roberto Ribeiro Sousa, IFRJ
    prof de geografia do IFRJ

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Publicado

23-05-2014

Como Citar

GUERRA AO TERROR, GEOPOLÍTICA, REPRESENTAÇÕES E PAISAGENS NO CINEMA NORTE-AMERICANO APÓS 11 DE SETEMBRO DE 2001. Ensaios de Geografia, Niterói, Brasil, v. 2, n. 4, p. 50–66, 2014. Disponível em: https://periodicos.uff.br/ensaios_posgeo/article/view/36256. Acesso em: 14 ago. 2025.