Dossiê maio-agosto de 2023: chamada aberta até 26.02.23

2019-12-06

CHAMADA DOSSIÊ 2ª EDIÇÃO DE 2023 (Maio-Agosto 2023)

Dossiê: Os múltiplos fluxos da imagem: streaming e o audiovisual no cotidiano do século XXI

As imagens tocam o real. “O que vemos só vale – só vive – em nossos olhos pelo que nos toca”, afirma Didi-Huberman em O que vemos, o que nos olha (2005, p.29). Neste século XXI, de proliferação de imagens em telas difusas, como compreender a experiência que se produz e se partilha no cotidiano?Em um cenário em que a construção do dia a dia, do comum, atravessa as ambiências midiáticas, as operacionalidades de produção das imagens em fluxo contribuem para a transformação não apenas das formas de realização audiovisual, mas de sua circularidade e recepção. Na perspectiva da vida cotidiana midiatizada, a lógica do streaming e a demanda por imagens em fluxo tensionam diferentes dinâmicas, seja em relação a antigos formatos e/ou modelos, seja em relação ao mercado audiovisual e às expectativas/demandas dos usuários.

A revista Mídia e Cotidiano convida pesquisadoras e pesquisadores a apresentarem reflexões sobre a relação do streaming e o audiovisual no cotidiano do século XXI, em diferentes paisagens, para o dossiê da edição de maio-agosto de 2023 (vol 17 – nº 2). Os temas de interesse para as propostas de artigo circundam:

  • As transformações e os hibridismos de gêneros e formatos na produção audiovisual contemporânea;
  • Os desafios e as experimentações das produções;
  • As linguagens e produções de sentidos das produções audiovisuais em plataformas de streaming;
  • O papel e a participação dos usuários como espectadores e/ou produtores;
  • A pluralidade e a diversidade de conteúdos de áudio e vídeo em um cenário de abundância informativa e de plataformização.

Prazo para as submissões: 26 de fevereiro de 2023 

Data da Publicação: Maio de 2023

Editores Convidados: Cristiane Freitas Gutfreind (PUC/RS); Felipe Koch Da Silveira (UPEC/Paris 12); Renata Rezende (UFF).