Chamada aberta Edição Jan-Abr 2022

2019-12-06

CHAMADA DOSSIÊ 1ª EDIÇÃO DE 2022

Dossiê: Cenários midiáticos no pós-pandemia: rupturas e continuidades

A pandemia de Covid-19 provocou rupturas em amplos aspectos de nossa experiência cotidiana: nos modos de produzir e consumir informação, de trabalhar, de aprender e de nos entretermos. Toda a nossa existência passou a ser mediada por telas e as tecnologias passaram a ter um papel central nas nossas vivências, marcando nossas interações sociais e criando novos regimes de sociabilidade. Os impactos da vastidão da territorialidade digital contemporânea já são sentidos. A plataformização, a dataficação, a desinformação e o negacionismo trouxeram consequências para a sociedade e fizeram com que diversos segmentos refletissem sobre esses fenômenos que também têm afetado diferentes áreas do conhecimento, como a comunicação, o jornalismo e a ciência. No Brasil, pela primeira vez, o consumo de informações pelas redes sociais superou o da TV aberta, revelou o Digital News Report 2020, do Reuters Institute for the Study of Journalism (Oxford University), levantando a urgência da necessidade da educação midiática no país. A aceleração do uso dos algoritmos, da inteligência artificial e do Big Data, observada nos produtos midiáticos, trazem novos desafios práticos e éticos para comunicadores no século XXI.  O entretenimento, atravessado e estruturado pelas mídias, também não escapou da aceleração digital: assiste-se à uma multiplicação de plataformas de streaming de áudio e de vídeo, impactando o campo da cultura.

Este dossiê temático espera discutir cenários que já começam a emergir no pós-pandemia, mais especificamente nas experiências midiáticas. Quais serão as rupturas e continuidades que já podem e poderão ser percebidas na produção, consumo, distribuição, circulação e recirculação dos produtos midiáticos? Se a nossa experiência cotidiana é atravessada pelas mídias, qual papel elas desempenharão nesse contexto de hibridização que já começa a se vislumbrar? A Revista Mídia e Cotidiano convida pesquisadores interessados nesses temas para apresentarem trabalhos para o dossiê temático “Cenários midiáticos no pós-pandemia: rupturas e continuidades”, que contribuam de forma empírica, teórica ou metodológica, e que ampliem o conhecimento em torno da temática. Os artigos podem abordar diferentes aspectos da comunicação, da mídia, do jornalismo, do entretenimento, das redes sociais e videogames, publicidade e marketing, relações públicas, dentre outros.

Editoras ConvidadasAdriana Barsotti (UFF); Claudia Quadros (UFPR); Suzana Barbosa (UFBA)

Prazo para as submissões: 19 de outubro de 2021

Data da Publicação: janeiro de 2022