Dossiês de 2023: confira as chamadas
CHAMADA DOSSIÊ 2ª EDIÇÃO DE 2023 (Maio-Agosto 2023)
Dossiê: Os múltiplos fluxos da imagem: streaming e o audiovisual no cotidiano do século XXI
As imagens tocam o real. “O que vemos só vale – só vive – em nossos olhos pelo que nos toca”, afirma Didi-Huberman em O que vemos, o que nos olha (2005, p.29). Neste século XXI, de proliferação de imagens em telas difusas, como compreender a experiência que se produz e se partilha no cotidiano?Em um cenário em que a construção do dia a dia, do comum, atravessa as ambiências midiáticas, as operacionalidades de produção das imagens em fluxo contribuem para a transformação não apenas das formas de realização audiovisual, mas de sua circularidade e recepção. Na perspectiva da vida cotidiana midiatizada, a lógica do streaming e a demanda por imagens em fluxo tensionam diferentes dinâmicas, seja em relação a antigos formatos e/ou modelos, seja em relação ao mercado audiovisual e às expectativas/demandas dos usuários.
A revista Mídia e Cotidiano convida pesquisadoras e pesquisadores a apresentarem reflexões sobre a relação do streaming e o audiovisual no cotidiano do século XXI, em diferentes paisagens, para o dossiê da edição de maio-agosto de 2023 (vol 17 – nº 2). Os temas de interesse para as propostas de artigo circundam:
- As transformações e os hibridismos de gêneros e formatos na produção audiovisual contemporânea;
- Os desafios e as experimentações das produções;
- As linguagens e produções de sentidos das produções audiovisuais em plataformas de streaming;
- O papel e a participação dos usuários como espectadores e/ou produtores;
- A pluralidade e a diversidade de conteúdos de áudio e vídeo em um cenário de abundância informativa e de plataformização.
Prazo para as submissões: 20 de março de 2023 (NOVA DATA!)
Data da Publicação: Maio de 2023
Editores Convidados: Cristiane Freitas Gutfreind (PUC/RS); Felipe Koch Da Silveira (UPEC/Paris 12); Renata Rezende (UFF).
************
CHAMADA DOSSIÊ 3ª EDIÇÃO DE 2023 (Setembro-Dezembro 2023)
Dossiê: Comunicação e democracia na América Latina: emergências cotidianas e midiáticas
O ano de 2023 marca os 50 anos do Golpe contra a democracia chilena e o assassinato de Salvador Allende. A ditadura implantada a partir daí por Pinochet não foi uma realidade exclusiva do Chile. Ao contrário: outros países - entre eles, o Brasil - passaram por situações tragicamente similares durante os anos 1950 a 1990. Um contexto que redundou em longas ditaduras as quais estabeleceram como um dos alvos centrais das suas atuações a censura brutal dos meios de Comunicação.
Passados tantos anos, em que pudemos acompanhar o ressurgimento da Democracia no continente, bem como retornos conservadores e uma leva mais recente de governantes progressistas, pensar a comunicação em torno de direitos humanos que busquem garantir sua existência em condições livres carrega uma série de tensionamentos, problematizações, conquistas e impasses que continuam redesenhando a teoria e prática dessa área, hoje reconhecida em seu papel estruturante da sociedade.
Pensando, portanto, nas múltiplas ramificações e questionamentos que o dístico Comunicação-Democracia traz à realidade latino-americana, esperamos contribuições para construir um dossiê que nos permita contribuir para o debate e a reflexão sobre esse tema. Os tópicos que particularmente nos interessam, entre outros alinhados ao tema do dossiê, são:
- políticas públicas de comunicação e regulação da mídia;
- participação social e cidadania nos processos decisórios;
- representação e visibilidade de setores socialmente vulneráveis na mídia;
- construção e exercício da comunicação democrática;
- comunicação como direito humano;
- pesquisas comparadas sobre comunicação e democracia no âmbito da América Latina;
Bibliografia
ALBORNOZ, Luis. (org). Poder, Medios, Cultura: uma mirada crítica desde la economia política de la Comunicación. Buenos Aires: Paidós, 2011.
GUARESCHI, Pedrinho A. O direito humano à comunicação: pela democratização da mídia. Petrópolis, Vozes, 2013.
MARTÍN-BARBERO, Jesus. Ofício do cartógrafo. Travessias Latino-Americanas da Comunicação na Cultura. São Paulo, Loyola, 2004.
MORAES, Dênis de. Crítica da mídia e hegemonia cultural. Rio de Janeiro, Mauad, 2016.
SEL, Susana. La comunicación mediatizada: hegemonías, alternatividades, soberanías. Buenos Aires, CLACSO, 2009.
SILVA, J. D. da; MORAES FILHO, I. (Org.). Sobre a mídia que queremos: comunicação pública, direitos humanos & democracia. Olinda: Centro de Cultura Luiz Freire, 2016.
Prazo para Submissões: até 04 de junho de 2023
Publicação: setembro de 2023
Editores Convidados: Aimée Vega-Montiel (UNAM, México), Luis Albornoz (UC3M, Espanha), Adilson Cabral (UFF, Brasil)