O Cafe é o Novo Ovo? Publicização Jornalística das Notícias que Relacionam Café e Saúde
DOI:
https://doi.org/10.22409/ppgmc.v13i1.28122Palavras-chave:
Comunicação midiática, café e saúde, estratégias de publicização, biossociabilidades do consumo, sujeito neoliberal.Resumo
Este artigo tematiza a relação alimentação e saúde sob a perspectiva comunicacional, especialmente a circulação de uma agenda positiva de notícias, que modifica o regime de visibilidade do café em um contexto midiático de gourmetização de alimentos. Temos como objetivo refletir sobre a produção de sentidos atribuídos ao café nos discursos midiáticos, à luz da noção de biossociabilidades do consumo. Os estudos de comunicação e consumo articulados a Análise de discurso francesa são mobilizados para examinar o corpus composto por reportagens sobre café coletadas pela newsletter da Cecafé. Os resultados indicam que a lógica capitalista contemporânea altera os vínculos de sentido, instaurando que a gestão de si voltada para produtividade e performance é também aplicada às práticas alimentares e materializada em notícias publicizadas que refletem e refratam o que se espera do sujeito neoliberal.Downloads
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