O Cafe é o Novo Ovo? Publicização Jornalística das Notícias que Relacionam Café e Saúde

Autores

  • Lucas de Vasconcelos Teixeira ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing)
  • Tânia Márcia Cezar Hoff ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing)

DOI:

https://doi.org/10.22409/ppgmc.v13i1.28122

Palavras-chave:

Comunicação midiática, café e saúde, estratégias de publicização, biossociabilidades do consumo, sujeito neoliberal.

Resumo

Este artigo tematiza a relação alimentação e saúde sob a perspectiva comunicacional, especialmente a circulação de uma agenda positiva de notícias, que modifica o regime de visibilidade do café em um contexto midiático de gourmetização de alimentos. Temos como objetivo refletir sobre a produção de sentidos atribuídos ao café nos discursos midiáticos, à luz da noção de biossociabilidades do consumo. Os estudos de comunicação e consumo articulados a Análise de discurso francesa são mobilizados para examinar o corpus composto por reportagens sobre café coletadas pela newsletter da Cecafé. Os resultados indicam que a lógica capitalista contemporânea altera os vínculos de sentido, instaurando que a gestão de si voltada para produtividade e performance é também aplicada às práticas alimentares e materializada em notícias publicizadas que refletem e refratam o que se espera do sujeito neoliberal.

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Biografia do Autor

Lucas de Vasconcelos Teixeira, ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing)

Doutorando e Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM. Pela mesma instituição, vinculado aos Grupos de Pesquisa Biocon (Comunicação, discursos e biopolíticas do consumo) e Nema (Neurociência aplicada ao marketing). Bolsista Capes/Prosup. E-mail: lvteixeira@gmail.com

Tânia Márcia Cezar Hoff, ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing)

Doutora pela FFLCH-USP, docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Práticas de Consumo, PPGCOM-ESPM, e líder do Grupo de Pesquisa “Comunicação, discursos e biopolíticas do consumo”. E-mail: thoff@espm.br.

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Publicado

2019-04-26

Como Citar

Teixeira, L. de V., & Hoff, T. M. C. (2019). O Cafe é o Novo Ovo? Publicização Jornalística das Notícias que Relacionam Café e Saúde. Mídia E Cotidiano, 13(1), 52-73. https://doi.org/10.22409/ppgmc.v13i1.28122