Imagens de um devir-animal: entre literatura e ilustração no conto “Conversa de bois”, de Guimarães Rosa

Autores

  • Gabriela Pereira de Freitas Universidade de Brasília
  • Rhaysa Novakoski Carvalho Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.22409/rmc.v15i2.48839

Palavras-chave:

devir, ilustração, imagem, Guimarães Rosa

Resumo

Tendo em vista o questionamento “como o devir estabelece a relação híbrida entre ilustração e palavra no conto ‘Conversa de bois’, de Guimarães Rosa”, este artigo levanta reflexões sobre e a partir de certo indiscernimento entre imagens sensíveis e visíveis, que tanto emanam mentalmente do texto quanto o acompanham como ilustração literária visível. Com plano de fundo tecido por meio dos conceitos de Krauss e Bellour sobre campo expandido e relações híbridas entre imagem e literatura, aqui se desencadeia uma caminhada por algumas apreensões sobre o tema, em um devaneio que evoca e relaciona imagens para entender um devir-palavra e um devir-escritor-feiticeiro submersos em uma aura de mistério. O imaginário de feiticeiro e as simbologias do boi, são, também, chaves interpretativas que relacionam o conto e o livro rosiano como objeto aos conceitos de feitiçaria e devir-animal, de Deleuze e Guattari.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Pereira de Freitas, Universidade de Brasília

É professora adjunta da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília com atuação no programa de pós-graduação . Tem experiência na área de Design Gráfico e para Web e Artes Visuais, com ênfase em Fotografia, realizando pesquisas relacionadas aos seguintes temas: estética da comunicação, artemídia, fotografia, espaço e intervenções urbanas, manifestações e produções culturais periféricas, gênero e comunciação. Possui doutorado em Comunicação pela Universidade de Brasília (2014) com período de doutoramento sanduíche na Université Sorbonne (Paris - IV), em Paris. Mestrado em Comunicação pela Universidade de Brasília (2009). Mestrado profissionalizante em Visual Design pela Scuola Politècnica di Design de Milão (2005). Graduação em Publicidade (UnB /2002) e Especialização em Graphic Advertising pelo Istituto Europeo di Design de Milão (2000). Já trabalhou em diversas agências de publicidade como designer e diretora de criação e possui trabalhos na área de artes visuais/fotografia, com realização de algumas exposições e publicações. Líder do grupo de pesquisa, registrado no CNPq, GECAE (Grupo de Estudos sobre Espaço, Corpo, Arte e Estética). Integrante dos grupos de pesquisa (ambos registrados no CNPq) Comunicação e Produção Literária - Grupo Siruiz (UnB) e Grupo de Estudos sobre Arte Pública-Brasil | GEAP-Brasil - Unicamp.

 

Rhaysa Novakoski Carvalho, Universidade de Brasília - UnB

Mestranda em Comunicação, pelo Programa de Pós-Graduação da FAC-UnB, desenvolvendo a pesquisa Sertão no traço e na palavra: Imaginário e função narrativa na obra de Guimarães Rosa, com bolsa CNPq. Jornalista formada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Maranhão (2016). Atualmente é pesquisadora do Grupo de Estudos em Comunicação e Produção Literária (UnB/CNPq), com foco na obra de João Guimarães Rosa. Já atuou em pesquisas sobre o imaginário, o pós-modernismo, internet e design editorial em publicações impressas, tema do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresentado na graduação, com o título O Desenho de uma Trajetória: design editorial nos jornais diários de Imperatriz (MA), de 1979 a 2013.

 

Referências

BELLOUR, R. L'entre-images: photo, cinéma, vidéo. Différence, 1990.

_______. L'entre-images 2: mots, images. POL Editeur, 1999.

BERGSON, H. A evolução criadora. São Paulo: Ed.UNES, 2010

BÜHLER, A. M. C.; MELO, J. F. de. A contação dos bois: uma leitura sobre as vozes bovinas no conto “Conversa de bois”, na obra Sagarana. Revista Estação Literária. Londrina, volume 17, p. 114-134, jul. 2016.

CHEVALIER. J.; GHEERBRANT, A. Dicionário de símbolos: mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números. Rio de Janeiro: José Olimpo, 2019.

DELEUZE, G. Cinema, a imagem-movimento. São Paulo: Brasiliense, 1985.

_______. A imagem-Tempo. São Paulo: Brasiliense, 1990.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. vol. 1. Trad. Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995.

_______. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. vol. 4. Trad. Suely Rolnik. São Paulo: Editora 34, 1997.

_______. Kafka: por uma literatura menor. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1977.

KRAUSS, R. A escultura no campo ampliado. Rio de Janeiro: Gávea, 1984. 2014.

LINDEN, S. V. der. Para ler o livro ilustrado. São Paulo: SESI-SP, 2018.

LORENZ, G. Diálogo com Guimarães Rosa. In: ROSA, João Guimarães. Ficção completa. vol. 1. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.

NEVES, M. S. Um olhar sobre a ficção animalista de João Guimarães Rosa: devires e metamorfoses. Caligrama: Revista de Estudos Românicos, v. 25, n. 2, p. 99–115, 2020.

MITCHELL, W. T. J. O que as imagens realmente querem? In: ALLOA, E. Pensar a imagem. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015, pp. 165 - 189.

NIKOLAJEVA, M.; SCOTT, C. Livro ilustrado: palavras e imagens. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

NUNES, F. V. A ilustração literária de Poty. 2015. 2 v. 709 f. Tese (Doutorado) – Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2015.

PEREIRA, I. M. O universo zooliterário-poético rosiano. 2020. 195 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários, Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, 2020.

RÓNAI, P. Rondando os segredos de Guimarães Rosa. 1956. In ROSA, João Guimarães. Manuelzão e Miguilim (Corpo de baile). Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2016.

ROSA, J. G. Manuelzão e Miguilim (“Corpo de baile”). 5. ed. Rio de Janeiro: Editora José Olympio, 1972.

_______. Sagarana. Ed. Especial. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2016.

_______. Sagarana. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1977.

_______. Sagarana. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1958.

_______. Sagarana emotiva: cartas de J. Guimarães Rosa a Paulo Dantas. São Paulo: Duas Cidades, 1975.

ROWLAND, C. A forma do meio: livro e narração na obra de João Guimarães Rosa. São Paulo: Editora Unicamp, 2011.

SILVA, C. R. da. Procedimentos narrativos em “Conversa de bois”. Fólio – Revista de Letras. Vitória da Conquista, v. 7. n. 1. p. 47-66, jan./jun. 2015.

Downloads

Publicado

2021-05-18

Como Citar

Pereira de Freitas, G., & Novakoski Carvalho, R. (2021). Imagens de um devir-animal: entre literatura e ilustração no conto “Conversa de bois”, de Guimarães Rosa. Mídia E Cotidiano, 15(2), 75-98. https://doi.org/10.22409/rmc.v15i2.48839