Identidades indígenas urbanas: autonarrativas contemporâneas midiatizadas no Instagram
DOI:
https://doi.org/10.22409/rmc.v16i2.52170Palavras-chave:
Indígena, Jovens, Autonarrativas, Mídia, InstagramResumo
O trabalho procura investigar como os jovens indígenas, vivendo em contextos urbanos, se utilizam dos perfis no Instagram para ressignificarem suas identidades por meio de narrativas de si, predominantemente imagéticas, em um contexto de cultura e comunicação digital. A pesquisa está vinculada ao Grupo de Pesquisa em Processos Imagéticos e à pesquisa Imagens Amazônicas, coordenados pelo docente orientador desta. São tomados como objeto empírico os perfis de quatro jovens representantes de três etnias indígenas brasileiras, residentes em regiões diferentes do país. São utilizados como procedimento metodológico a análise de conteúdo e análise do discurso a partir dos rastros digitais desses jovens na plataforma. Ao final, o texto identifica as manifestações artísticas e a formação de redes de colaboração nas mídias digitais como expressões de uma resistência, um clamor ao reconhecimento e um combate à invisibilidade das condições desses jovens que se veem atualizando os processos de identificação no encontro com a cultura Ocidental capitalista e branca.
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