A imprensa como instituição política no Brasil: os reflexos dos ideais modernos em um cenário de cultura digital, desinformação e pós-verdade
DOI:
https://doi.org/10.22409/rmc.v16i2.53212Palavras-chave:
modernidade, jornalismo, política, consumo, desinformaçãoResumo
O processo de consolidação do Estado Moderno foi marcado por mudanças econômicas, políticas e sociais, especialmente com a ascensão da classe burguesa que teve papel essencial no fomento de uma cultura do consumo. Neste contexto, cresce a influência da imprensa na sociedade, consolidando-se não somente como uma instituição formadora de opinião, mas também como um instrumento político e relevante para constituir os ideais capitalistas na sociedade. Assim, a notícia deixa de ter um papel apenas emancipador e cidadão, e passa a ser tratada também como mercadoria. Diante disso, este artigo busca, a partir de uma pesquisa bibliográfica, investigar os reflexos do contexto moderno na imprensa brasileira, que ganha força após o processo de Independência do país, e discorrer sobre os impactos dessa construção na atualidade frente a um cenário de cultura digital, pós-verdade e desinformação.
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