O lugar da Netflix no campo do poder: reflexões sobre o impacto da empresa no audiovisual africano a partir da Nigeria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/rmc.v17i2.57558

Palavras-chave:

streaming, Netflix, cinemas africanos, Nigeria, Nollywood

Resumo

Neste artigo, tento problematizar a atuação da Netflix como agente do campo de poder que impacta as dinâmicas de funcionamento do campo de produção dos cinemas africanos, a partir da sua atuação na Nigéria. À luz de Bourdieu (1996), busco contextualizar o lugar da Netflix como uma instância de poder sobre os agentes criativos africanos, incentivando financeiramente seus projetos ao mesmo tempo em que impõem limites em termos temáticos, linguísticos e estéticos, além de manterem o controle sobre os modos de distribuição. Amparada no conceito de colonialidade do poder como discutida por Walter Mignolo (2020), interessa-me pensar a Netflix a partir dos supostos diferenciais que ela traz para essa relação: a participação ativa de agentes criativos do audiovisual africano e a promessa de alcance global, algo que nunca chegou a acontecer para os cinemas da África. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Camila Esteves, King's College London

Doutora pelo Programa de Pos-Graduacao em Comunicacao e Cultura Contemporaneas da UFBA, e atualmente sou pos-doc no King's College London. 

Referências

ADEJUNMOBI, Moradewun. Neoliberal rationalities in old and new Nollywood. African Studies Review, Cambridge, v. 58, n. 3, p. 31-53, 2015.

BARLET, Olivier. African cinemas: decolonizing the gaze. London: Zed Books, 2000.

BARLET, Olivier. Contemporary African cinema. East Lansing: Michigan State University Press, 2016.

BORDWELL, David. Narration in the fiction film. Madison: University of Wisconsin Press, 1985.

BOURDIEU, Pierre. As regras da arte: gênese e estrutura do campo literário. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

COUTO, Mia. Que África escreve o escritor africano? In: COUTO, Mia. Pensatempos: textos de opinião. Alfragide: Editorial Caminho, 2005.

DENORD, François. Campo do poder. In: CATANI, Afrânio Mendes; NOGUEIRA, Maria Alice; HEY, Ana Paula; MEDEIROS, Cristina Carta Cardoso de (org.). Vocabulário Bourdieu. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017. p. 75-77.

DIAWARA, Manthia. African cinema: politics & culture. Bloomington: Indiana University Press, 1992.

HAYNES, Jonathan. A cena contemporânea do cinema nigeriano. In: ESTEVES, Ana Camila; OLIVEIRA, Jusciele (orgs.). Cinemas Africanos contemporâneos: abordagens críticas. São Paulo: Sesc, 2020. p. 108-123.

HAYNES, Jonathan. CloseUp: Nollywood – a worldly creative practice: “New Nollywood”: Kunle Afolayan. Black Camera: An International Film Journal, Bloomington, v. 5, n. 2, p. 53-73, 2014a.

HAYNES, Jonathan. Nollywood’s transformations and academic paradigms. Politique africaine, Paris, v. 153, n. 1, p. 129-141, Jan. 2019.

KRINGS, Matthias; OKOME, Onookome (ed.). Global Nollywood: the transnational dimensions of an African video film industry. Bloomington: Indiana University Press, 2013.

LOBATO, Ramon; LOTZ, Amanda. Imagining global video: the challenge of Netflix. JCMS: Journal of Cinema and Media Studies, Austin, v. 59, n. 3, p. 132-136, Spring 2020.

LOTZ, Amanda. In between the global and the local: mapping the geographies of Netflix as a multinational service. International Journal of Cultural Studies, [s. l.], v. 24, n. 2, p. 195-215, 2021.

LOTZ, Amanda. Portals: a treatise on internet-distributed television. Ann Arbor: Maize Books, 2017.

MBEMBE, Achille. Sair da grande noite: ensaio sobre a África descolonizada. Petrópolis: Editora Vozes, 2019.

MIGNOLO, Walter D. Histórias locais / projetos globais: colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2020.

MILLER, Jade L. Nollywood central: the Nigerian videofilm industry. London: Palgrave, 2016.

MUDIMBE, Valentin-Yves. A invenção da África: gnose, filosofia e a ordem do conhecimento. Petrópolis: Editora Vozes, 2019.

MUSA, Bala A. (ed.). Nollywood in glocal perspective. Cham: Palgrave Macmillan, 2019.

SAAR, Felwine. Afrotopia. São Paulo: n-1 edições, 2019.

SOUZA, Maria Carmem Jacob de. O papel das redes de televisão na construção do lugar do autor nas telenovelas brasileiras: notas metodológicas. In: BARRETO, Rodrigo Ribeiro; SOUZA, Maria Carmem Jacob de (org.). Bourdieu e os estudos de mídia: campo, trajetória e autoria. Salvador: Edufba, 2014. p. 13-40.

TCHEUYAP, Alexie. Para além do cinema “africano”: novas produções em um contexto global. In: SESC. Mostra de cinemas africanos. São Paulo: Sesc, 2019. Disponível em: https://mostradecinemasafricanos.com/wp-content/uploads/2022/02/Brochure_Mostra-de-Cinemas-Africanos_SP2019.pdf. Acesso em: 7 jun. 2022.

UKADIKE, Nwachukwu Frank. Black African cinema. Berkeley: University of California Press, 1994.

Downloads

Publicado

2023-05-19

Como Citar

Esteves, A. C. (2023). O lugar da Netflix no campo do poder: reflexões sobre o impacto da empresa no audiovisual africano a partir da Nigeria. Mídia E Cotidiano, 17(2). https://doi.org/10.22409/rmc.v17i2.57558