O lugar da Netflix no campo do poder: reflexões sobre o impacto da empresa no audiovisual africano a partir da Nigeria
DOI:
https://doi.org/10.22409/rmc.v17i2.57558Palavras-chave:
streaming, Netflix, cinemas africanos, Nigeria, NollywoodResumo
Neste artigo, tento problematizar a atuação da Netflix como agente do campo de poder que impacta as dinâmicas de funcionamento do campo de produção dos cinemas africanos, a partir da sua atuação na Nigéria. À luz de Bourdieu (1996), busco contextualizar o lugar da Netflix como uma instância de poder sobre os agentes criativos africanos, incentivando financeiramente seus projetos ao mesmo tempo em que impõem limites em termos temáticos, linguísticos e estéticos, além de manterem o controle sobre os modos de distribuição. Amparada no conceito de colonialidade do poder como discutida por Walter Mignolo (2020), interessa-me pensar a Netflix a partir dos supostos diferenciais que ela traz para essa relação: a participação ativa de agentes criativos do audiovisual africano e a promessa de alcance global, algo que nunca chegou a acontecer para os cinemas da África.
Downloads
Referências
ADEJUNMOBI, Moradewun. Neoliberal rationalities in old and new Nollywood. African Studies Review, Cambridge, v. 58, n. 3, p. 31-53, 2015.
BARLET, Olivier. African cinemas: decolonizing the gaze. London: Zed Books, 2000.
BARLET, Olivier. Contemporary African cinema. East Lansing: Michigan State University Press, 2016.
BORDWELL, David. Narration in the fiction film. Madison: University of Wisconsin Press, 1985.
BOURDIEU, Pierre. As regras da arte: gênese e estrutura do campo literário. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
COUTO, Mia. Que África escreve o escritor africano? In: COUTO, Mia. Pensatempos: textos de opinião. Alfragide: Editorial Caminho, 2005.
DENORD, François. Campo do poder. In: CATANI, Afrânio Mendes; NOGUEIRA, Maria Alice; HEY, Ana Paula; MEDEIROS, Cristina Carta Cardoso de (org.). Vocabulário Bourdieu. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017. p. 75-77.
DIAWARA, Manthia. African cinema: politics & culture. Bloomington: Indiana University Press, 1992.
HAYNES, Jonathan. A cena contemporânea do cinema nigeriano. In: ESTEVES, Ana Camila; OLIVEIRA, Jusciele (orgs.). Cinemas Africanos contemporâneos: abordagens críticas. São Paulo: Sesc, 2020. p. 108-123.
HAYNES, Jonathan. CloseUp: Nollywood – a worldly creative practice: “New Nollywood”: Kunle Afolayan. Black Camera: An International Film Journal, Bloomington, v. 5, n. 2, p. 53-73, 2014a.
HAYNES, Jonathan. Nollywood’s transformations and academic paradigms. Politique africaine, Paris, v. 153, n. 1, p. 129-141, Jan. 2019.
KRINGS, Matthias; OKOME, Onookome (ed.). Global Nollywood: the transnational dimensions of an African video film industry. Bloomington: Indiana University Press, 2013.
LOBATO, Ramon; LOTZ, Amanda. Imagining global video: the challenge of Netflix. JCMS: Journal of Cinema and Media Studies, Austin, v. 59, n. 3, p. 132-136, Spring 2020.
LOTZ, Amanda. In between the global and the local: mapping the geographies of Netflix as a multinational service. International Journal of Cultural Studies, [s. l.], v. 24, n. 2, p. 195-215, 2021.
LOTZ, Amanda. Portals: a treatise on internet-distributed television. Ann Arbor: Maize Books, 2017.
MBEMBE, Achille. Sair da grande noite: ensaio sobre a África descolonizada. Petrópolis: Editora Vozes, 2019.
MIGNOLO, Walter D. Histórias locais / projetos globais: colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2020.
MILLER, Jade L. Nollywood central: the Nigerian videofilm industry. London: Palgrave, 2016.
MUDIMBE, Valentin-Yves. A invenção da África: gnose, filosofia e a ordem do conhecimento. Petrópolis: Editora Vozes, 2019.
MUSA, Bala A. (ed.). Nollywood in glocal perspective. Cham: Palgrave Macmillan, 2019.
SAAR, Felwine. Afrotopia. São Paulo: n-1 edições, 2019.
SOUZA, Maria Carmem Jacob de. O papel das redes de televisão na construção do lugar do autor nas telenovelas brasileiras: notas metodológicas. In: BARRETO, Rodrigo Ribeiro; SOUZA, Maria Carmem Jacob de (org.). Bourdieu e os estudos de mídia: campo, trajetória e autoria. Salvador: Edufba, 2014. p. 13-40.
TCHEUYAP, Alexie. Para além do cinema “africano”: novas produções em um contexto global. In: SESC. Mostra de cinemas africanos. São Paulo: Sesc, 2019. Disponível em: https://mostradecinemasafricanos.com/wp-content/uploads/2022/02/Brochure_Mostra-de-Cinemas-Africanos_SP2019.pdf. Acesso em: 7 jun. 2022.
UKADIKE, Nwachukwu Frank. Black African cinema. Berkeley: University of California Press, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).