O combate à desinformação na América Latina a partir da educação midiática: um estudo de caso da Oficina de Leitura Crítica de Notícias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/rmc.v17i3.58703

Palavras-chave:

Desinformação, Mídia pública, Educação Midiática, BBC News Brasil, Reino Unido

Resumo

A atuação da mídia pública contribui com o progresso da sociedade democrática em diversos países ocidentais, explorando, inclusive, as atividades de educação midiática na América Latina. Assim, este artigo tem como objetivo analisar a experiência da BBC News Brasil com a Oficina de Leitura Crítica de Notícias, diante das possíveis contribuições para a educação midiática na América Latina e, mais especificamente, no Brasil. A metodologia compreende um estudo de caso e uma pesquisa de opinião realizada com cinquenta e um respondentes, a qual permitiu compreender as percepções sobre a temática e o interesse de estudantes e profissionais de comunicação. Os resultados sugerem que 58,8% afirmam já ter tido contato com projeto ou atividade de educação midiática e 98% acreditam que atividades como a de Oficina de Leitura Crítica de Notícias são interessantes para o país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Octavio Penna Pieranti, PPGMiT/Unesp

Doutor em Administração (Ebape/FGV) com pós-doutorado em Comunicação (UnB e UFRJ). Docente no  Programa em Mídia e Tecnologia. E-mail: octavio.pieranti@gmail.com

Ana Carolina Trindade, Unesp

Doutoranda e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Graduada em Relações Públicas. Bolsista FAPESP. 

Referências

AIRES, Janine; SANTOS, Suzi. Sempre foi pela família: mídias e políticas no Brasil. Rio de Janeiro: Mauad X, 2017.

BBC BRASIL nasceu em 1938 com notícia sobre Hitler. BBC News Brasil, 26 abr. 2011. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/institutional/090120_expediente_tc2. Acesso em: 01 fev. 2023.

BENSON, Rodney; POWERS, Matthew; NEFF, Timothy. Public Media Autonomy and Accountability: Best and Worst Policy Practices in 12 Leading Democracies. International Journal of Communication, n. 11, p. 1-22, 2017.

CABRAL FILHO, Adilson Vaz; CABRAL, Eula Dantas Taveira. Políticas de comunicação comunitária diante de processos de legitimação social por parte de grupos de mídia tradicionais no brasil. In: SILVA, Juliando Domingues da; MORAES FILHO, Ivan (Org.). Sobre a mídia que queremos: comunicação pública, direitos humanos & democracia. Olinda: Centro de Cultura Luiz Freire, 2016. p. 189-205.

CITELLI, Adilson Odair; NONATO, Cláudia; FIGARO, Roseli. Ismar de Oliveira Soares: a memória dos estudos comunicativos-educativos e da educomunicação no Brasil. Comunicação & Educação, v. 26, n. 1, p. 156-166, 2021.

COMISSÃO EUROPEIA. Recomendação da Comissão, de 20 de Agosto de 2009. Sobre literacia mediática no ambiente digital para uma indústria audiovisual e de conteúdos mais competitiva e uma sociedade do conhecimento inclusiva. Bruxelas: Jornal Oficial da União Europeia, 2009. Disponível em: https://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/HTML/?uri=CELEX:32009H0625&from=EN. Acesso em: 25 jan. 2023.

FRAGA, Renata. ‘Media Literacy’: uma tentativa de resgate da mediação do jornalismo – o caso BBC News Brasil. In: 17º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, Universidade Federal de Goiás (UFG). Goiânia: SBPJor – Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo, 2019. Disponível em: http://sbpjor.org.br/congresso/index.php/sbpjor/sbpjor2019/paper/viewFile/1943/1071. Acesso em: 25 jan. 2023.

FREIRE, Wendel; PARENTE, Cristiane; KAPA, Raphael. Educação midiática: para uma democracia digital. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2020. 128p.

GALEANO, Bibian Rocío. Alfabetización mediática y aprendizaje informal en Latinoamérica: revisión de literatura. Lumina, v. 17, n. 1, 2023.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GLOSSÁRIO da Oficina de Leitura Crítica de Notícias da BBC News Brasil. BBC News Brasil, 26 mar. 2019. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-47700877. Acesso em: 22 ago. 2023.

GRIZZLE, Alton; WILSON, Carolyn; TUAZON, Ramon; et al. Media and Information Literate Citizens: Think critically, Click Wisely. United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization: UNESCO, 2021.

GRIZZLE, Alton; MOORE, Penny; DEZUANNI, Michael; et al. Alfabetização midiática e informacional: diretrizes para a formulação de políticas e estratégias. Brasília: UNESCO, Cetic.br, 2016.

GUARESCHI, Pedrinho Arcides. Fascínios e temores: desafios éticos às novas tecnologias midiáticas. Fronteiras - Revista de Teologia da Unicap, v. 3, p. 14-39, 2020.

GUARESCHI, Pedrinho Arcides. Mídia, educação e cidadania: para uma leitura crítica da mídia. Porto Alegre: Evangraf, 2018.

GUARESCHI, Pedrinho Arcides. O Direito Humano à Comunicação: pela democratização da mídia. Petrópolis, RJ: 2013.

INTERVOZES. Sistemas públicos de comunicação no mundo: experiências de doze países e o caso brasileiro. São Paulo: Paulus, Intervozes, 2009.

KRAUSS, Lucas; PASSOS, Gésio; VALENTE, Jonas C. L. Os ataques à comunicação pública e a necessidade de recuperar uma mídia a serviço da sociedade. In: ORMAY, Larissa; RODRIGUES, Theófilo (Orgs.). Democratizar a comunicação: Teoria política, sociedade civil e políticas públicas. Belém: Elisangela Oliveira: Imprensa Oficial do Estado do Pará – IOEPa, 2021.

LEAL FILHO, Leandro. A comunicação pública no Brasil. In: SILVA, Juliano Domingues da; MORAES FILHO, Ivan (Org.). Sobre a mídia que queremos: comunicação pública, direitos humanos & democracia. Olinda: Centro de Cultura Luiz Freire, 2016. p. 139-154.

LIMA, Venício Artur de. Regulação das comunicações: história, poder e direitos. São Paulo: Paulus, 2011.

LIVINGSTONE, Sonia. What is media literacy? Intermedia, v. 32, n. 3, p. 18-20, 2004. Disponível em: http://eprints.lse.ac.uk/1027/. Acesso em: 25 maio 2023.

MENDEL, Toby; SALOMON, Eve. O ambiente regulatório para a radiodifusão: uma pesquisa de melhores práticas para atores-chave brasileiros. Série Debates CI, n. 7, 2011. Disponível em: https://www.observatoriodaimprensa.com.br/download/O_ambiente_regulatorio_PORT.pdf. Acesso em: 28 fev. 2023.

MONARI, Ana Carolina Pontalti; BERTOLLI FILHO, Claudio. Saúde sem fake news: estudo e caracterização das informações falsas divulgadas no canal de informação e checagem de fake news do Ministério da Saúde. Revista Mídia e Cotidiano, v. 13, n. 1, p. 160-186, 2019. Disponível em: https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/download/27618/16539. Acesso em: 3 junho 2023.

NAGUMO, Estevon; TELES, Lúcio França; SILVA, Lucélia de Almeida. Educação e desinformação: letramento midiático, ciência e diálogo. ETD - Educação Temática Digital, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 220–237, 2022. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8665292. Acesso em: 27 maio 2023.

OFCOM. OFCOM’s strategy and priorities for the promotion of media literacy: a statement. Londres: Office of Communications, 2004.

OFCOM. Adults' media literacy. Ofcom, London, 30 mar. 2022. https://www.ofcom.org.uk/research-and-data/media-literacy-research/adults. Acesso em: 28 fev. 2023.

OFICINA de leitura crítica de notícias da BBC News Brasil. BBC News Brasil, 11 mar. 2019. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-47444593. Acesso em: 15 fev. 2023.

ORMAY, Larissa. A comunicação social na democracia brasileira: do ponto cego ao experimentalismo. In: ORMAY, Larissa; RODRIGUES, Theófilo (Orgs.). Democratizar a comunicação: Teoria política, sociedade civil e políticas públicas. Belém: Elisangela Oliveira: Imprensa Oficial do Estado do Pará – IOEPa, 2021.

PEGURER-CAPRINO, Mônica. Educação midiática nas ONGS brasileiras: experiências para a cidadania comunicativa. Comunicação & Sociedade, v. 38, n. 3, p. 245-269, 2016a.

PEGURER-CAPRINO, Mônica. Mídia-educação, inclusão digital e comunicação comunitária: espaços de interconexão. In: SOARES, Ismar de Oliveira; VIANA, Claudemir; XAVIER, Jurema Brasil. Educomunicação e alfabetização midiática: conceitos, práticas e interlocuções. São Paulo: ABPEducom, 2016b. p. 339-357. Disponível em: https://abpeducom.org.br/publicacoes/index.php/portal/catalog/view/13/17/573-1. Acesso em: 24 maio 2023.

PERUZZO, Cicilia M. Krohling. Rádios Comunitárias no Brasil: da desobediência civil e particularidades às propostas aprovadas na CONFECOM. In: Encontro Anual da Compós, v. 19, 2010. Disponível em: http://compos.com.puc-rio.br/media/g6_cicilia_peruzzo.pdf. Acesso em: 01 mar. 2023.

PIERANTI, Octavio Penna. A radiodifusão pública resiste: a busca por independência no Brasil e no Leste Europeu. Brasília, DF: Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2018. Disponível em: https://faclivros.files.wordpress.com/2018/08/a-radiodifusc3a3o-pc3bablica-resiste_a-busca-por-independc3aancia-no-brasil-e-no-leste-europeu.pdf. Acesso em: 11 fev. 2023.

PINTO, Manuel; PEREIRA, Sara; PEREIRA, Luís; FERREIRA, Tiago Dias. Educação para os media em Portugal: Experiências, actores e contextos. Lisboa: Entidade Reguladora para a Comunicação Social, 2011.

RINCÓN, Omar (Org). Televisão pública: do consumidor ao cidadão. São Paulo: Friedrich Ebert Stiftung, 2002.

SALOMON, Eve. The role of broadcasting regulation in media literacy. Comunicar, v. 16, n. 32, p. 197-209, 2009.

SANTOS, Rosane Palacci dos. A pesquisa qualitativa como instrumento fundamental para Relações Públicas. In: MOURA, C. P.; FOSSATTI, N. C. Práticas acadêmicas em relações públicas. Sulina, 2011.

SCARDOELLI, Anderson. Informação na sala de aula: BBC envia jornalistas a escolas para combater fake News. Portal Comunique-se, especiais, 13 mar. 2019. Disponível em: https://portal.comunique-se.com.br/informacao-na-sala-de-aula-bbc-envia-jornalistas-a-escolas-para-combater-fake-news/. Acesso em: 03 mar. 2023.

TIC DOMICÍLIOS. Domicílio que possuem equipamento TIC. TIC Domicílios, 2021. Disponível em: https://cetic.br/pt/tics/domicilios/2021/domicilios/A/. Acesso em: 03 mar. 2023.

Downloads

Publicado

2023-09-28

Como Citar

Penna Pieranti, O., & Trindade, A. C. (2023). O combate à desinformação na América Latina a partir da educação midiática: um estudo de caso da Oficina de Leitura Crítica de Notícias. Mídia E Cotidiano, 17(3), 50-74. https://doi.org/10.22409/rmc.v17i3.58703