Algumas notas sobre rádio, comunicação e educação: o programa Serelepe
DOI:
https://doi.org/10.22409/ppgmc.v7i7.9755Palavras-chave:
Rádio, Comunicação, Educação, Formação teatral, Experiência.Resumo
A partir da experiência do programa radiofônico Serelepe – uma pitada de música infantil, que vai ao ar desde 2005, pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM, propomos uma reflexão sobre o rádio como agenciador de relações, mediador de experiências significativas e como locus para processos de criação e de aprendizagem – não apenas para os ouvintes, mas também para aqueles que estão envolvidos em sua produção.Downloads
Referências
ANTUNES, Elton; VAZ, Paulo Bernardo. Mídia: um aro, um halo e um elo. In: FRANÇA, Vera; GUIMARÃES, César (orgs.). Na mídia, na rua: narrativas do cotidiano. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. pp. 43-60.
BALSEBRE, Armand. "O rádio está morto...Viva o som!" ou como o rádio pode se transformar em uma nova mídia. Revista Significação, 2013, ano 40, n. 39, pp. 14-24.
FRANÇA, Vera. Paradigmas da comunicação: conhecer o quê? In: MOTTA, L.G; WEBER, M.H.; FRANÇA, V.R.V. Estratégias e culturas da comunicação. Brasília: Ed.UnB, 2002. pp.13-29.
_______ . Sujeitos da comunicação, sujeitos em comunicação. In: FRANÇA, Vera; GUIMARÃES, César (orgs.). Na mídia, na rua: narrativas do cotidiano. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. pp.61-88.
MARTIN-BARBERO, J. Dos meios às mediações. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997.
PAREYSON, Luigi. Estética: Teoria da Formatividade. Petrópolis: Vozes, 1993.
REIS, Nágila Analy F. “Serelepe: uma pitada de música infantil”. XXII CONFAEB Arte/Educação: Corpos em Trânsito. Anais. São Paulo: Federação Nacional de Arte Educadores, 2012. Disponível em http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:fzOjQKEYqYEJ:faeb.com.br/livro03/Arquivos/comunicacoes/174.pdf+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br. Último acesso em 01/09/15.
PEREIRA, E. Tadeu et ELLEN, Lorrayne. Ações formativas no projeto de extensão Serelepe. In Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v.22, n.1, p.189-202, jan./jun.2014. Disponível em http://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/4561/3235 Último acesso em 01/09/15.
SANTOS, Elias. Rádio UFMG Educativa. In: PRATA, Nair (org.). O rádio entre as montanhas: histórias, teorias e afetos da radiofonia mineira. Belo Horizonte: Fundac, 2010. pp. 41-59.
SILVERSTONE, Roger.; MOTA, Milton Camargo. Por que estudar a mídia? São Paulo: Edições Loyola, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).