Algumas notas sobre rádio, comunicação e educação: o programa Serelepe

Autores

  • Cristiane da Silveira Lima UFMG
  • Eugenio Tadeu Pereira UFMG

DOI:

https://doi.org/10.22409/ppgmc.v7i7.9755

Palavras-chave:

Rádio, Comunicação, Educação, Formação teatral, Experiência.

Resumo

A partir da experiência do programa radiofônico Serelepe – uma pitada de música infantil, que vai ao ar desde 2005, pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM, propomos uma reflexão sobre o rádio como agenciador de relações, mediador de experiências significativas e como locus para processos de criação e de aprendizagem não apenas para os ouvintes, mas também para aqueles que estão envolvidos em sua produção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Cristiane da Silveira Lima, UFMG

Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da UFMG, integrante do projeto de extensão Serelepe [Escola de Belas Artes - UFMG].

Eugenio Tadeu Pereira, UFMG

Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da USP. Professor da Escola de Belas Artes da UFMG, coordenador do projeto de extensão Serelepe [EBA-UFMG] e integrante do Duo Rodapião.

Referências

ANTUNES, Elton; VAZ, Paulo Bernardo. Mídia: um aro, um halo e um elo. In: FRANÇA, Vera; GUIMARÃES, César (orgs.). Na mídia, na rua: narrativas do cotidiano. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. pp. 43-60.

BALSEBRE, Armand. "O rádio está morto...Viva o som!" ou como o rádio pode se transformar em uma nova mídia. Revista Significação, 2013, ano 40, n. 39, pp. 14-24.

FRANÇA, Vera. Paradigmas da comunicação: conhecer o quê? In: MOTTA, L.G; WEBER, M.H.; FRANÇA, V.R.V. Estratégias e culturas da comunicação. Brasília: Ed.UnB, 2002. pp.13-29.

_______ . Sujeitos da comunicação, sujeitos em comunicação. In: FRANÇA, Vera; GUIMARÃES, César (orgs.). Na mídia, na rua: narrativas do cotidiano. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. pp.61-88.

MARTIN-BARBERO, J. Dos meios às mediações. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997.

PAREYSON, Luigi. Estética: Teoria da Formatividade. Petrópolis: Vozes, 1993.

REIS, Nágila Analy F. “Serelepe: uma pitada de música infantil”. XXII CONFAEB Arte/Educação: Corpos em Trânsito. Anais. São Paulo: Federação Nacional de Arte Educadores, 2012. Disponível em http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:fzOjQKEYqYEJ:faeb.com.br/livro03/Arquivos/comunicacoes/174.pdf+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br. Último acesso em 01/09/15.

PEREIRA, E. Tadeu et ELLEN, Lorrayne. Ações formativas no projeto de extensão Serelepe. In Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v.22, n.1, p.189-202, jan./jun.2014. Disponível em http://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/4561/3235 Último acesso em 01/09/15.

SANTOS, Elias. Rádio UFMG Educativa. In: PRATA, Nair (org.). O rádio entre as montanhas: histórias, teorias e afetos da radiofonia mineira. Belo Horizonte: Fundac, 2010. pp. 41-59.

SILVERSTONE, Roger.; MOTA, Milton Camargo. Por que estudar a mídia? São Paulo: Edições Loyola, 2002.

##submission.downloads##

Publicado

2015-11-30

Como Citar

Lima, C. da S., & Pereira, E. T. (2015). Algumas notas sobre rádio, comunicação e educação: o programa Serelepe. Mídia E Cotidiano, 7(7), 112-125. https://doi.org/10.22409/ppgmc.v7i7.9755

Edição

Secção

Artigos Seção Temática