Algumas notas sobre rádio, comunicação e educação: o programa Serelepe
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/ppgmc.v7i7.9755Mots-clés:
Rádio, Comunicação, Educação, Formação teatral, Experiência.Résumé
A partir da experiência do programa radiofônico Serelepe – uma pitada de música infantil, que vai ao ar desde 2005, pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM, propomos uma reflexão sobre o rádio como agenciador de relações, mediador de experiências significativas e como locus para processos de criação e de aprendizagem – não apenas para os ouvintes, mas também para aqueles que estão envolvidos em sua produção.##plugins.generic.usageStats.downloads##
Références
ANTUNES, Elton; VAZ, Paulo Bernardo. Mídia: um aro, um halo e um elo. In: FRANÇA, Vera; GUIMARÃES, César (orgs.). Na mídia, na rua: narrativas do cotidiano. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. pp. 43-60.
BALSEBRE, Armand. "O rádio está morto...Viva o som!" ou como o rádio pode se transformar em uma nova mídia. Revista Significação, 2013, ano 40, n. 39, pp. 14-24.
FRANÇA, Vera. Paradigmas da comunicação: conhecer o quê? In: MOTTA, L.G; WEBER, M.H.; FRANÇA, V.R.V. Estratégias e culturas da comunicação. Brasília: Ed.UnB, 2002. pp.13-29.
_______ . Sujeitos da comunicação, sujeitos em comunicação. In: FRANÇA, Vera; GUIMARÃES, César (orgs.). Na mídia, na rua: narrativas do cotidiano. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. pp.61-88.
MARTIN-BARBERO, J. Dos meios às mediações. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997.
PAREYSON, Luigi. Estética: Teoria da Formatividade. Petrópolis: Vozes, 1993.
REIS, Nágila Analy F. “Serelepe: uma pitada de música infantil”. XXII CONFAEB Arte/Educação: Corpos em Trânsito. Anais. São Paulo: Federação Nacional de Arte Educadores, 2012. Disponível em http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:fzOjQKEYqYEJ:faeb.com.br/livro03/Arquivos/comunicacoes/174.pdf+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br. Último acesso em 01/09/15.
PEREIRA, E. Tadeu et ELLEN, Lorrayne. Ações formativas no projeto de extensão Serelepe. In Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v.22, n.1, p.189-202, jan./jun.2014. Disponível em http://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/4561/3235 Último acesso em 01/09/15.
SANTOS, Elias. Rádio UFMG Educativa. In: PRATA, Nair (org.). O rádio entre as montanhas: histórias, teorias e afetos da radiofonia mineira. Belo Horizonte: Fundac, 2010. pp. 41-59.
SILVERSTONE, Roger.; MOTA, Milton Camargo. Por que estudar a mídia? São Paulo: Edições Loyola, 2002.
##submission.downloads##
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).