“Uma tragédia brasileira, os paus de arara”: representações de uma viagem
DOI:
https://doi.org/10.22409/ppgmc.v8i8.9767Palavras-chave:
O Cruzeiro, Migrantes nordestinos, Fotorreportagem, Revistas ilustradasResumo
A união entre fotografia e texto gera uma narrativa que proporciona às revistas ilustradas o poder de guardar parcelas da história de um grupo social. A revista O Cruzeiro, após reformulações editorias, publicou fotorreportagens para as quais os repórteres se lançavam pelo Brasil e buscavam personagens e acontecimentos distantes dos leitores. Este é o caso da reportagem “Uma tragédia brasileira, os paus de arara”, publicada em 1955. Mário de Moraes e Ubiratan de Lemos registram a viagem que realizaram junto aos migrantes nordestinos em busca do Sul do país. A narrativa nos apresenta personagens e fatos que permeiam a migração naquele momento. Mais de sessenta anos após a sua publicação, a reportagem se mostra um documento que reconstrói não apenas uma viagem, mas também parte do que está por trás daquele processo.Downloads
Referências
ANDRADE, Joaquim Marçal Ferreira de. História da fotorreportagem no Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
BURGI, Sérgio. O Fotojornalismo Humanista em O Cruzeiro. In: As origens do Fotojornalismo no Brasil. São Paulo: IMS, 2012.
CARVALHO, Luiz Maklouf. Cobras criadas: David Nasser e O Cruzeiro. São Paulo: Senac, 2001.
COSTA, Helouise. A Invenção da Revista Ilustrada. In: As origens do Fotojornalismo no Brasil. São Paulo: IMS, 2012.
FREUND, Gisèle. La fotografia como documento Social. Barcelona: Gustavo Gilli, 2004.
JAGUARIBE, Beatriz; LISSOVSKY, Mauricio. “Imagem fotográfica e imaginário social”. Revista Eco Pós, Rio de Janeiro: UFRJ (v.9, n.2, agosto-dezembro), 2006.
KAZ, Leonel; JABOR, Arnaldo. O olho da Rua: o Brasil nas fotos de José Medeiros. Rio de Janeiro: Aprazível, 2006.
KOBRÉ, Kenneth. Fotojornalismo: uma abordagem profissional. São Paulo: Campus Elsevier, 2011.
LEITE, Marcelo Eduardo; SILVA, Carla Adelina Craveiro. Imagens Múltiplas: algumas considerações sobre a (s) Fotografia (s) do século XIX. Revista Eletrônica História em Reflexão (UFGD), v. 6, p. 1-14, 2012.
MAGALHÃES, Angela; PEREGRINO, Nadja Fonseca. Fotografia no Brasil – Um olhar das origens ao contemporâneo. Rio de Janeiro: Funarte, 2004.
MORAES, Mário de. Luz de Vela. Rio de Janeiro: Edições O Cruzeiro, 1965.
MUNTEAL, Oswaldo; LARISSA, Grandi. A Imprensa na História do Brasil. Fotojornalismo no século XX. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio/Desiderata, 2005.
NEWHALL, Beaumont. História da Fotografia. Barcelona: Editorial Gustavo Gilli, 2002.
PEREGRINO, Nadja Fonseca. O Cruzeiro: a revolução da fotorreportagem. Rio de Janeiro: Dazibao, 1991.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).