“Uma tragédia brasileira, os paus de arara”: representações de uma viagem
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/ppgmc.v8i8.9767Mots-clés:
O Cruzeiro, Migrantes nordestinos, Fotorreportagem, Revistas ilustradasRésumé
A união entre fotografia e texto gera uma narrativa que proporciona às revistas ilustradas o poder de guardar parcelas da história de um grupo social. A revista O Cruzeiro, após reformulações editorias, publicou fotorreportagens para as quais os repórteres se lançavam pelo Brasil e buscavam personagens e acontecimentos distantes dos leitores. Este é o caso da reportagem “Uma tragédia brasileira, os paus de arara”, publicada em 1955. Mário de Moraes e Ubiratan de Lemos registram a viagem que realizaram junto aos migrantes nordestinos em busca do Sul do país. A narrativa nos apresenta personagens e fatos que permeiam a migração naquele momento. Mais de sessenta anos após a sua publicação, a reportagem se mostra um documento que reconstrói não apenas uma viagem, mas também parte do que está por trás daquele processo.##plugins.generic.usageStats.downloads##
Références
ANDRADE, Joaquim Marçal Ferreira de. História da fotorreportagem no Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
BURGI, Sérgio. O Fotojornalismo Humanista em O Cruzeiro. In: As origens do Fotojornalismo no Brasil. São Paulo: IMS, 2012.
CARVALHO, Luiz Maklouf. Cobras criadas: David Nasser e O Cruzeiro. São Paulo: Senac, 2001.
COSTA, Helouise. A Invenção da Revista Ilustrada. In: As origens do Fotojornalismo no Brasil. São Paulo: IMS, 2012.
FREUND, Gisèle. La fotografia como documento Social. Barcelona: Gustavo Gilli, 2004.
JAGUARIBE, Beatriz; LISSOVSKY, Mauricio. “Imagem fotográfica e imaginário social”. Revista Eco Pós, Rio de Janeiro: UFRJ (v.9, n.2, agosto-dezembro), 2006.
KAZ, Leonel; JABOR, Arnaldo. O olho da Rua: o Brasil nas fotos de José Medeiros. Rio de Janeiro: Aprazível, 2006.
KOBRÉ, Kenneth. Fotojornalismo: uma abordagem profissional. São Paulo: Campus Elsevier, 2011.
LEITE, Marcelo Eduardo; SILVA, Carla Adelina Craveiro. Imagens Múltiplas: algumas considerações sobre a (s) Fotografia (s) do século XIX. Revista Eletrônica História em Reflexão (UFGD), v. 6, p. 1-14, 2012.
MAGALHÃES, Angela; PEREGRINO, Nadja Fonseca. Fotografia no Brasil – Um olhar das origens ao contemporâneo. Rio de Janeiro: Funarte, 2004.
MORAES, Mário de. Luz de Vela. Rio de Janeiro: Edições O Cruzeiro, 1965.
MUNTEAL, Oswaldo; LARISSA, Grandi. A Imprensa na História do Brasil. Fotojornalismo no século XX. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio/Desiderata, 2005.
NEWHALL, Beaumont. História da Fotografia. Barcelona: Editorial Gustavo Gilli, 2002.
PEREGRINO, Nadja Fonseca. O Cruzeiro: a revolução da fotorreportagem. Rio de Janeiro: Dazibao, 1991.
##submission.downloads##
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).