“Uma tragédia brasileira, os paus de arara”: representações de uma viagem

Authors

  • Marcelo Eduardo Leite Universidade Federal do Cariri
  • Leylianne Alves Vieira Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.22409/ppgmc.v8i8.9767

Keywords:

O Cruzeiro, Migrantes nordestinos, Fotorreportagem, Revistas ilustradas

Abstract

A união entre fotografia e texto gera uma narrativa que proporciona às revistas ilustradas o poder de guardar parcelas da história de um grupo social. A revista O Cruzeiro, após reformulações editorias, publicou fotorreportagens para as quais os repórteres se lançavam pelo Brasil e buscavam personagens e acontecimentos distantes dos leitores. Este é o caso da reportagem “Uma tragédia brasileira, os paus de arara”, publicada em 1955. Mário de Moraes e Ubiratan de Lemos registram a viagem que realizaram junto aos migrantes nordestinos em busca do Sul do país. A narrativa nos apresenta personagens e fatos que permeiam a migração naquele momento. Mais de sessenta anos após a sua publicação, a reportagem se mostra um documento que reconstrói não apenas uma viagem, mas também parte do que está por trás daquele processo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Marcelo Eduardo Leite, Universidade Federal do Cariri
    Bacharel em Ciências Sociais e Mestre em Sociologia pela UNESP. Doutor em Multimeios pela Unicamp. Professor Adjunto IV na Universidade Federal do Cariri.
  • Leylianne Alves Vieira, Universidade Federal de Minas Gerais
    Bacharel em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em Comunicação pela UNB e doutoranda em Comunicação Social pela UFMG.

References

ANDRADE, Joaquim Marçal Ferreira de. História da fotorreportagem no Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

BURGI, Sérgio. O Fotojornalismo Humanista em O Cruzeiro. In: As origens do Fotojornalismo no Brasil. São Paulo: IMS, 2012.

CARVALHO, Luiz Maklouf. Cobras criadas: David Nasser e O Cruzeiro. São Paulo: Senac, 2001.

COSTA, Helouise. A Invenção da Revista Ilustrada. In: As origens do Fotojornalismo no Brasil. São Paulo: IMS, 2012.

FREUND, Gisèle. La fotografia como documento Social. Barcelona: Gustavo Gilli, 2004.

JAGUARIBE, Beatriz; LISSOVSKY, Mauricio. “Imagem fotográfica e imaginário social”. Revista Eco Pós, Rio de Janeiro: UFRJ (v.9, n.2, agosto-dezembro), 2006.

KAZ, Leonel; JABOR, Arnaldo. O olho da Rua: o Brasil nas fotos de José Medeiros. Rio de Janeiro: Aprazível, 2006.

KOBRÉ, Kenneth. Fotojornalismo: uma abordagem profissional. São Paulo: Campus Elsevier, 2011.

LEITE, Marcelo Eduardo; SILVA, Carla Adelina Craveiro. Imagens Múltiplas: algumas considerações sobre a (s) Fotografia (s) do século XIX. Revista Eletrônica História em Reflexão (UFGD), v. 6, p. 1-14, 2012.

MAGALHÃES, Angela; PEREGRINO, Nadja Fonseca. Fotografia no Brasil – Um olhar das origens ao contemporâneo. Rio de Janeiro: Funarte, 2004.

MORAES, Mário de. Luz de Vela. Rio de Janeiro: Edições O Cruzeiro, 1965.

MUNTEAL, Oswaldo; LARISSA, Grandi. A Imprensa na História do Brasil. Fotojornalismo no século XX. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio/Desiderata, 2005.

NEWHALL, Beaumont. História da Fotografia. Barcelona: Editorial Gustavo Gilli, 2002.

PEREGRINO, Nadja Fonseca. O Cruzeiro: a revolução da fotorreportagem. Rio de Janeiro: Dazibao, 1991.

Published

2016-03-31

Issue

Section

Artigos Seção Temática

How to Cite

“Uma tragédia brasileira, os paus de arara”: representações de uma viagem. (2016). Media and Everyday Life, 8(8), 59-79. https://doi.org/10.22409/ppgmc.v8i8.9767