O entretenimento político em Spielberg: imagem e olhar no cinema pós 11 de Setembro
DOI:
https://doi.org/10.22409/ppgmc.v12i2.10109Keywords:
Comunicação, Cinema, História, EntetenimentoAbstract
Procuramos demonstrar uma conexão entre entretenimento – simbolizado pela produção de filmes nos estúdios de Hollywood – e política, a partir da análise de trechos do filme A Nova Lei (Minority Report 2002). O diretor Steve Spielberg – ele mesmo um ícone do cinema associado ao entretenimento – critica o engano das imagens e o olhar como fonte de conhecimento. Tratam-se de duas referências à midiatização dos atentados de 11 de setembro de 2001, na contramão do cinema engajado, naquele momento, no apoio à intervenção militar no Iraque. A noção de entretenimento político, com o horror de ver, é sustentada ainda em Guerra dos Mundos, de 2005.
Downloads
References
BORDWELL, David. THOMPSON, Kristin. Film History – an introduction. McGraw Hill Higher Education. Columbus: 2002.
COUSINS, Mark. História do Cinema -Dos clássicos mudos ao cinema moderno. Martins Fontes. São Paulo: 2013.
EASY RIDERS- O cinema da Nova Hollywood. Catálogo da Mostra. Centro Cultural Banco do Brasil. Rio de Janeiro, 2015.
FRIEDMAN, Lester. Citizen Spielberg. University of Illinois Press, Chicago: 2006.
EDGERTON, Gary. HART, William, HASSENCAH, Frances. Televising 9/11 and Its Aftermath: The Framing of George W. Bush’s Faith-Based Politics of Good and Evil. In: NORDEN Martin (edit.). The Changing Face of Evil in Film and Television. Rodopi B.V., Amsterdam – Nova York, 2007.
MC BRIDE, Jim. Steven Spielberg - a biography, 2011. University Press of Mississipi. Jackson: 2011.
WASSEL, Frederick. Steven Spielberg´s America. Polity Press. Cambridge: 2010.
WESTWELL. Guy. Parallel Lines - Post-9/11 American Cinema. Wallflower Press Book, Nova York, 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).