O Gesto monumento, a essência do fazer político.
DOI:
https://doi.org/10.22409/ppgmc.v12i3.13264Keywords:
Gesto, Sobrevivência, Imaginário.Abstract
O gesto como um ato político, como uma expressão sem autor, algo que está aquém da necessidade de comunicar objetivamente por ser pura intenção, sem formulação. O gesto como expressão da sobrevivência de vontades para além da história quando se espelham numa forma de cinema de guerrilha nos filmes estudantis de Maio de 68 e do cinema amador no Ocupe Estelita. O gesto como acontecimento monumental da indignação diante do mundo.
Downloads
References
AGAMBEN, Giorgio. O Autor como Gesto. In: Profanações. São Paulo: Boitempo. 2007.
________________. Para uma ontologia e uma política do gesto. In: Flanagens.21/03/2018-http://flanagens.blogspot.com.br/2018/03/para-uma-ontologia-e-uma-politica-do.html?m=1
_________________ . Notas sobre o Gesto. In: Artefilosofia, Ouro Preto, n.4, p.09-14. Jan. 2008.
DELEUZE, Gilles e GUATARRI, Felix. O que é Filosofia? São Paulo: Ed. 34. 1992.
DIDI-HUBERMAN, Georges. A imagem sobrevivente – História da arte e tempos dos fantasmas segundo Aby Warburg. Rio de Janeiro : Contraponto. 2013.
DURAND, Gilbet, As Estruturas Antropológicas do Imaginário: introdução à arqueologia geral. São Paulo: Martins Fontes. 1997.
DURAND, Gilbert. A Imaginação Simbólica. São Paulo: Cultrix. 1988.
JUNG, Carl Gustav. La Psicologia de la Transferencia. Buenos Aires: Paidos.1993.
LEFORT, Claude; MORIN, Edgar & CASTORIADIS, Cornelius. A Brecha. São Paulo: Autonomia Literária. 2018).
PIAGET, Jean. A Epistemologia Genética. São Paulo: Editora Abril. 1983.
MICHAUD, Philippe-Alain. Aby Warburg e a imagem em movimento. Riode Janeiro: Contraponto. 2013.
No Intenso Agora. João Moreira Salles. Brasil. 2017. Documentário. 2h17m.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).